terça, 03 de novembro de 2020 - 09:48h
Professora conta experiência de utilizar ferramentas digitais para aulas na pandemia
Maria Goreth Moraes, professora de língua portuguesa, assim como tantos outros professores vivem o momento de aprendizado com as novas ferramentas.
Foto: Arquivo Pessoal
O momento está exigindo força e determinação de professores para continuarem ensinando.

Por conta do cenário de pandemia, a educação enfrenta grandes desafios. Não se sabe ainda quando as aulas presenciais poderão retornar, mas quando acontecer, mudanças na infraestrutura das escolas e nos recursos humanos poderão ser exigidas.

Para os professores, em particular, o momento está exigindo força e determinação para continuarem ensinando. Segundo conta a professora Maria Goreth Moraes, que leciona a disciplina de língua portuguesa na Escola Estadual Antônio Lima Neto, zona norte de Macapá, a sua metodologia de aula, antes da pandemia, teve de ser mudada por completo.

“Antes da pandemia, eu planejava a aula em casa e vinha para sala de aula lecionar. Com a pandemia, tive que estudar, pesquisar, procurar saber e aprender novas técnicas de ministrar minha aula”, contou.

A grande maioria dos professores utilizam as tecnologias no seu dia a dia, mas o contexto muda quando se trata de conhecer e dominar novas ferramentas e metodologias para adaptar as aulas a um novo formato. Para Maria Goreth, o processo de aprender a lidar com novas tecnologias é um desafio que é vencido aos poucos.

“Eu não era muito ligada a tecnologia digital, mas busquei ajuda com meus colegas professores que têm mais experiência e também passei a usar as ferramentas digitais da Seed. Agora, ainda mais, pesquiso, formulo questões e coloco na plataforma e em grupos do WhatsApp para que os estudantes tenham acesso e me deem o retorno. Esse processo não é fácil, mas estamos aprendendo a lidar”, afirmou.

A profissão de professor possui uma relação interpessoal e de acolhimento. Conforme cita a professora Goreth, a falta do contato presencial e das interações entre professores e alunos é outro desafio que necessitar ser adequado às aulas.

“Converso muito com os pais dos estudantes, tendo em vista que eles possuem muitas dúvidas sobre as atividades de seus filhos e são parte nesse processo de aprendizado. Além dessa conversa com os pais, dialogo com os alunos regularmente para tornar o conteúdo da aula o mais claro possível, porque presencialmente é mais fácil, mas por meio remoto exige um pouco de preparo, paciência e dedicação”, finalizou a professora Goreth Moraes.

Retorno das aulas presenciais

Um comitê estratégico para Retomada Responsável e Gradual das Atividades Educacionais Presenciais na rede pública e particular de ensino do Amapá, foi formado com o objetivo de elaborar protocolos de medidas sanitárias, ações pedagógicas, gestão de pessoas, transporte escolar e alimentação escolar para o retorno às salas de aula no Estado.

Ainda não há previsão para o retorno das aulas presenciais, mas os estudos seguem sendo feitos peço comitê que é formado por gestores governamentais, órgãos representantes de classes, Universidade Estadual (Ueap) e técnicos da educação, saúde e vigilância.

Sigeduc

O Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc) é uma plataforma pioneira que integra todas as escolas da rede estadual de ensino do Amapá, informatizando suas atividades didático-pedagógicas e técnicas. O sistema possibilita aos estudantes, professores, gestores e familiares o acesso aos recursos e às informações relacionadas às rotinas escolares.

Por meio do sistema o estudante acompanha suas notas, frequências e conteúdos curriculares, podendo interagir com os professores e alunos da sua turma, receberá comunicados, entre outras informações. Clique aqui para acessar o SigEduc.