Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 03 de novembro de 2016 - 18:53h
Novo secretário de Segurança Pública quer reduzir invasões nas escolas
Alencar vai se reunir com Calandrini na Sejusp para conhecer o andamento dos projetos, convênios e processos de aquisições.
Por:

O Governo do Amapá confirmou para a próxima segunda-feira, 7, a posse de Ericláudio Alencar como novo secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública. O novo gestor é delegado de Polícia Civil há dez anos e se licenciará do cargo de deputado estadual para assumir a pasta do Executivo. O atual secretário de segurança, Gastão Calandrini, coronel da reserva da Polícia Militar, irá contribuir em outro setor do governo, ainda não anunciado pelo Setentrião.

Na manhã desta sexta-feira, 4, Alencar vai se reunir com Calandrini na Secretaria de Estado Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para conhecer a equipe do órgão e tomar conhecimento sobre o andamento dos projetos, convênios, processos de aquisições e como estão as estruturas dos dispositivos que compõem a segurança pública do Amapá – Polícias Civil, Militar (PM) e Técnico-Científica (Politec), Corpo de Bombeiros Militar, Institutos de Defesa do Consumidor (Procon) e de Administração Penitenciária (Iapen).

Alencar disse que, inicialmente, vai dar prosseguimento nas políticas que já estão em andamento. No entanto, emergencialmente, ele quer traçar uma estratégia para combater e reduzir os crimes de invasões nas escolas públicas. “É uma situação que precisará de uma resposta imediata, não podemos esperar até as licitações de contratação de vigilância desarmada e eletrônica serem concluídas e a população está cobrando muito essa questão”, afirmou.

Em médio prazo, Alencar quer modernizar os órgãos investigativos, como a Polícia Civil e a Politec. Ele também elogiou o desempenho do atual secretário. “O Calandrinhi fez um grande trabalho, pois conseguiu avanços, como a compra do helicóptero (GTA), de viaturas e armamento, organizou muitas operações para dar tranquilidade nos fins de semana. E fez tudo isso com poucos recursos”, opinou Alencar.

Avaliação

O secretário Gastão Calandrini fez um balanço dos 22 meses em que esteve à frente da Sejusp. Ele destacou a execução de 29 convênios com uso de recursos federais e contrapartida para aquisições de viaturas, armamentos e outros equipamentos policiais como o principal avanço. Entre estes convênios, ele destacou a compra do helicóptero para o Grupo Tático Aéreo (GTA), cuja aeronave também é usada na área da Saúde, para resgate e transporte de pacientes.

Outra melhoria na Segurança Pública evidenciada por Calandrini são 19 obras estruturantes, entre as quais estão reformas e construções de delegacias, além da construção de uma penitenciária de segurança máxima. Todas estas obras estão em andamento ou prontas para iniciar.

“Quando recebemos a Sejusp, todos os convênios estavam parados e falta conhecimento especializado na gestão. Então conseguimos montar uma equipe técnica muito conhecedora de captação e execução de recursos, por isso conseguimos bons resultados mesmo diante da crise econômica”, avaliou Calandrini.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá