Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 03 de outubro de 2019 - 15:29h
Acompanhe, em fotos, o andamento da obra da ponte sobre a Lagoa dos Índios
Nova etapa consiste na inserção de dois tipos de vigas, sobrepondo os tubulões, que receberão concretagem.
Por:
Foto: Maksuel Martins/Secom
Estrutura terá quatro pistas em dois sentidos, acostamento, ciclovia e três áreas de contemplação

A obra da nova ponte sobre a Lagoa dos Índios, na zona oeste de Macapá, teve a sua mesoestrutura iniciada. A etapa consiste na continuidade da preparação da estrutura para recebimento da base plana que vai sustentar o fluxo de veículos.

A execução do projeto iniciou em janeiro deste ano e já teve sua primeira etapa, denominada infraestrutura ou fundação, finalizada. No primeiro momento, tubulões de ar comprimido de 70 centímetros de diâmetro foram inseridos abaixo do nível da água, com uma profundidade aproximada de 22 metros.

Agora, a empresa trabalha com a execução da mesoestrutura, que compreende a inserção de vigas transversais em concreto armado, a serem concretadas em três etapas. Em seguida, a estrutura será sobreposta por vigas longarinas em concreto protendido.

Já na fase final, denominada de superestrutura, será construída a base plana da ponte com um tabuleiro em concreto armado marcando o fim da obra no sentido Macapá-Santana. A partir disso, todo esse processo será repetido no outro lado da pista.

Todos os materiais da meso e da superestrututura foram fabricados em um segundo canteiro de obras, no bairro Alvorada, distante 200 metros do canteiro principal.

O trecho onde está sendo construída a nova ponte também receberá serviços de terraplanagem e pavimentação para nivelamento entre o asfalto e a ponte.

A construção da ponte sobre a Lagoa dos Índios faz parte do projeto de duplicação da Rodovia Dura Serra (AP-020), e tem como principal objetivo trazer soluções para o intenso trânsito em horário de pico na via, melhorando o tráfego para as cerca de 150 mil pessoas da região Metropolitana do Amapá (Macapá, Santana e Mazagão).

A nova estrutura terá 50 metros de comprimento e 26 metros de largura, com quatro pistas de rolamento em dois sentidos, além de acostamento, ciclovia e três áreas de contemplação. A obra está orçada em R$ 8 milhões.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Philippe Gomes/Secom

Maksuel Martins/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá