terça, 03 de julho de 2018 - 23:10h
Quartel em Porto Grande vai otimizar ações do Corpo de Bombeiros no centro-oeste do Amapá
Inaugurado nesta terça-feira, 3, pelo governo do Estado, Unidade vai realizar ações de resgate, atendimento e combate a incêndios.
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Durante a inauguração, o governo prestou homenagens ao estudante Abraão da Silva, que aos 9 anos sonha em ser bombeiro militar

O município de Porto Grande já conta com um quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP). O prédio foi inaugurado pelo Governo do Amapá na tarde desta terça-feira, 3. No local irá funcionar o Grupamento de Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal (GPCIF), que vai atender outras cidades da região centro-oeste do Estado. A solenidade de inauguração contou com a presença de uma delgação de bombeiros da Guiana Francesa, além de autoridades do município e da administração pública estadual e moradores.

O quartel contará, inicialmente, com um efetivo de 42 militares que atuarão no combate a incêndio, salvamentos e resgates, atendimento pré-hospitalar, serviços técnicos de prevenção a incêndios e ações de defesa civil.

O governador Wadez Góes, lembrou que mesmo com um cenário econômico desfavorável pelo qual o país passa, o Governo do Amapá conseguiu realizar um planejamento para que fossem realizadas obras para melhorar o serviço público e a qualidade de vida da população, incluindo o fortalecimento das instituições militares. “Investimos na infraestrutura, na tecnologia e no pessoal, para que nossas instituições militares possam trabalhar na salvaguarda da população”, ressaltou o chefe do Executivo.

O comandante-geral do CBM/AP, coronel Wagner Coelho, destacou que o município de Porto Grande tem localização estratégica, o que permitirá o acesso mais rápido aos municípios de Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho e Calçoene.

“A posição estratégica do novo quartel vai possibilitar uma resposta rápida do Corpo de Bombeiros no resgate, atendimento e combate a incêndios nos municípios que compreendem essa região central do Estado”, frisou o coronel.

Além disso, com a inauguração do novo quartel, o Corpo de Bombeiros Militar vai poder atender às ações de resgate e atendimento pré-hospitalar na BR 156, em casos de acidentes automobilísticos de natureza grave, com vítimas presas em ferragens e óbitos.

Durante a solenidade de inauguração, o Governo do Estado prestou homenagens ao estudante Abraão da Silva, que aos 9 anos sonha em ser bombeiro militar. “Sempre gostei dos bombeiros, sempre quis ser, e esse novo quartel só me fez acreditar ainda mais no meu sonho”, comentou o garoto.

O investimento na construção do prédio foi de R$ 1,5 milhão. A estrutura conta com estacionamento, guarita, grupo gerador, reservatório superior e inferior, totalizando uma reserva de 30 mil litros de água e casa de bombas. O Grupamento também recebeu uma viatura de combate a incêndio.

O agricultor Faustino Soares afirmou que a inauguração do novo quartel traz uma sensação de segurança para a população que vive na região.

“Sem dúvida, nos sentimos mais seguros, pois isso é uma obra que vai ficar para sempre em nosso município, isso mostra o cuidado que o governo tem com as pessoas”, destacou Soares.

GPCIF

O Grupamento de Proteção Ambiental e Combate a Incêndio Florestal atuará no combate ao incêndio florestal, considerando que o Estado do Amapá é o mais preservado do Brasil. “Vamos trabalhar na prevenção e combate a incêndios, especialmente nas regiões do cerrado, que sofrem a cada ano com intensos incêndios”, acrescentou o comandante-geral.

Defesa Civil

Também funcionará no Quartel de Porto Grande uma regional de Defesa Civil Estadual, que cuidará das ações de prevenção e resposta a desate nos municípios de Porto Grande, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Ferreira Gomes, com as seguintes atribuições: levantamento das áreas de risco de desastres e das populações em situação de vulnerabilidade; elaboração de planos de contingências para os possíveis desastres; fiscalização e monitoramento de barragens hidroelétricas e de mineração (nos limites e competências da Defesa Civil).

Créditos:

Marcelo Loureiro e Maksuel Martins / Secom