Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 04 de julho de 2018 - 08:41h
Moradores de Porto Grande ganham do governo unidade do Super Fácil
Unidade é instalada no prédio do Detran/AP, no município, contando com 12 boxes de atendimentos de diversos órgãos.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Aspecto da inauguração do Super Fácil de Porto Grande, nessa terça-feira, 3

Nesta terça-feira, 3, o Governo do Estado do Amapá (GEA) inaugurou, no município de Porto Grande, distante cerca de cem quilômetros da capital, a 13ª unidade fixa do Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac/Super Fácil) do Amapá. A unidade, que beneficia toda a região centro-oeste do Amapá, conta com 12 boxes de atendimento instalada no prédio do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), naquele município, bairro Nova Esperança, otimizando o espaço do prédio e reduzindo custos.

A diretora-geral do Siac/Super Fácil, Luzia Grunho, pontuou que a unidade de Porto Grande oferece diversos serviços ao cidadão, em parceria com órgãos municipais, estaduais e federais. São ofertados serviços do Detran/AP; da Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec), como emissão de Carteira de Identidade; da Prefeitura Municipal de Porto Grande com cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e outros; do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Receita Federal com emissão de CPF; da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA); da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa); da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims); Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv); Receita Estadual e  do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Dentro de cerca de 30 dias será implantado um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal (CEF).

“O nosso compromisso é sempre melhor atender e descomplicar a vida do cidadão. Por isso estamos expandindo nossas unidades e garantindo o acesso da população a serviços de qualidade, de forma integrada, ágil e acolhedora”, frisou Luzia Grunho.

A gestora anunciou que em 15 dias o Siac/Super Fácil deve receber, do Ministério do Trabalho e Emprego, um kit com mecanismos que vão possibilitar entrega da Carteira de Trabalho em cinco dias, diminuindo consideravelmente o tempo de espera pelo cidadão. Este benefício já deve ser estendido à unidade de Porto Grande.

Política de expansão

O governador Waldez Góes  lembrou que quando criou o sistema Super Fácil, por lei, em gestão anterior à frente do Executivo estadual, pensou nessa expansão e na execução de uma política de Estado que possibilite a integração de órgãos municipais, estaduais e federais para bem servir à sociedade.

Ao longo dos anos, o número de parcerias e a credibilidade da instituição foram crescendo, possibilitando hoje uma rede com 13 unidades fixas regionalizadas estrategicamente, e uma unidade móvel recém-implantada, que dá reforço nas ações na capital  e no interior do Estado. Somente em 2017 o Super Fácil realizou mais de quatro milhões de atendimentos.

“O Super Fácil é um dos projetos que nos causam mais orgulho, por demonstrar, claramente, o nosso compromisso em cuidar das pessoas, em prestar um serviço humanizado, eficiente, com equipes capacitadas, proativas, em ambiente acolhedor, garantindo o direito do cidadão de acessar serviços e políticas públicas indispensáveis”, frisou Góes.

O chefe do Executivo acrescentou que o governo investiu fortemente no planejamento e no equilíbrio das contas públicas para continuar realizando entregas à sociedade, além de prosseguir com a valorização dos servidores, realização de concursos públicos para reforçar a administração pública de recursos humanos e, assim, melhor servir à população.

Esta forma de administrar o Estado foi destacada pela primeira dama e deputada estadual Marília Góes, na ocasião representando o Poder Legislativo. “Ver um Estado pequeno como o nosso, que depende 70% de recursos federais, garantindo entregas à sociedade em plena crise nacional, só reforça que esta gestão possui um líder com visão estadista, sábio e uma equipe altamente comprometida, que busca com os municípios traçar uma relação forte de parceria, trabalhando por um só ideal, que é beneficiar a população”, registrou a parlamentar.

Satisfação

Vanusa Quaresma, 33 anos, é agricultora da comunidade de Nova Canaã, a 40 quilômetros da sede de Porto Grande. Ela comemorou a chegada do Super Fácil no município.

“Geralmente eu ia para Macapá buscar os serviços do Super Fácil. A distância é de 140 quilômetros. Agora tenho os serviços bem mais próximos de casa. Estou muito feliz e já vou providenciar a Carteira de Trabalho do meu filho, Luiz Carlos, de 18 anos”, comemorou a agricultora.

Carmelina Furtado, 70 anos, agricultora aposentada, também externou sua satisfação com a gama de serviços no seu município.

“Antes eu tinha que gastar dinheiro com lotação, ônibus ou pegar carona, e ainda ficar um dia todo em Macapá, às vezes, sem alimentação. Quando chegar o serviço da Caixa Econômica, vou poder sacar meu benefício social também. Estou muito satisfeita”, salientou a septuagenária.

O prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, mencionou que o município vive um novo momento, com diversas frentes de trabalho frutos da parceria com o governo. Somente no bairro Nova Esperança, pontuou, há uma unidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e um grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) também inaugurado nesta terça-feira, além de obras de mobilidade urbana.

“Porto Grande é um município de localização estratégica, e esses empreendimentos públicos beneficiam toda a região centro-oeste do Estado, graças à parceria e olhar diferenciado que o governador tem em dotar todas as regiões do Amapá de equipamentos públicos”, considerou o prefeito.

Na oportunidade, o GEA também formalizou, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento das Cidades (SDC), convênio com a Prefeitura Municipal de Porto Grande. A parceria assegura contrapartida de R$ 200 mil do Estado a recursos federais para as obras do Centro Especializado em Reabilitação, executadas pelo município.

Nessa terça, comitivas do Governo do Amapá, Prefeitura de Porto Grande e Câmara Municipal, dentre outras autoridades, também visitaram as obras do Hospital Regional de Porto Grande

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá