Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 03 de julho de 2019 - 15:31h
Horário de circulação na Ponte Binacional pode ser ampliado a partir de agosto
Proposta é que a travessia de pessoas e cargas seja aberta de ambos os lados das 8h às 18h nos sete dias da semana.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Diante do exposto pela delegação francesa, ministro Carlos Luiz, propôs a inclusão de exceções para casos de acidentes, manutenção e motivos de ordem política

Aberta desde março de 2017, a Ponte Binacional que liga a fronteira de Oiapoque com a Guiana Francesa deverá passar a funcionar em novo horário. A proposta foi feita pela delegação francesa nesta quarta-feira, 3, primeiro dia da XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), que acontece em Macapá. E deve compor um acordo que começou a ser construído para a circulação de cargas, pessoas e bens de subsistência entre Brasil e França. O encontro reúne líderes políticos de ambos os países para discutir temas de cooperação bilateral.

A proposta da comitiva francesa é de que, a partir do dia 1º de agosto deste ano, a travessia de pessoas e cargas seja aberta de ambos os lados das 8h às 18h, nos sete dias da semana, incluindo feriados. Atualmente, a travessia acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h de segunda a sexta-feira; aos sábados das 8h às 12h e fecha aos domingos e feriados brasileiros. Porém, esse horário proposto já vai valer do lado francês a partir de agosto, segundo anunciou o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet.

Diante do exposto, o diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, ministro Carlos Perez, propôs a inclusão de exceções para casos de acidentes, manutenção e motivos de ordem política. A expectativa é de que esses pontos sejam definidos através de videoconferência até o final deste mês de julho. Além disso, deverá ser discutida a divisão das responsabilidades para manutenção da ponte em ambos os lados.

Relação transfronteiriça

A fronteira do Amapá com a Guiana Francesa possui uma população estimada em 32 mil habitantes, sendo 26,6 mil pessoas só em Oiapoque, no extremo norte do Amapá, e aproximadamente 3 mil em Saint Georges, ambos divididos pelo Rio Oiapoque e, agora, interligados pela Ponte Binacional.

A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França com uma população total estimada em 296.711 e tem como principais atividades econômicas a agricultura, o turismo e a pesca. Para tratar das relações transfronteiriças, foi criada a CMT como parte do Acordo de Cooperação Mista, assinado em maio de 1996 e ratificado com o Plano de Ação da Parceria Estratégica, registrado e divulgado em fevereiro de 2008.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá