sexta, 03 de maio de 2019 - 17:11h
Setrap prevê entrega de 10 km de pavimentação em Porto Grande ainda no primeiro semestre
Asfaltamento e serviços de tapa-buraco fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana do governo do estado para melhorar a trafegabilidade dentro dos municípios.
Foto: Divulgação/Setrap
Além de Porto Grande, outros municípios do Estado estão sendo contemplados com o Plano de Mobilidade Urbana do GEA

As obras do Plano de Mobilidade Urbana, do Governo do Estado do Amapá (GEA), se aproximam da reta final no município de Porto Grande, distante 100 km de Macapá. O trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap) prevê o asfaltamento, serviços de tapa-buraco e sinalização nas principais vias da cidade.

Do total de 10 km a serem asfaltados, 7 km já estão prontos – o que corresponde a 70% da obra. Todo o projeto foi dividido em duas etapas, sendo que a primeira fase (5 km) foi finalizada ainda no ano passado. Estima-se que até o fim do primeiro semestre de 2019, a obra seja entregue por completo.

De acordo com o secretário de Transporte do Amapá, Benedito Souza, a obra no município foi totalmente financiada pelo GEA, totalizando um investimento de R$ 5 milhões. 25 profissionais da pasta estão envolvidos diretamente nas obras, com o objetivo de revitalizar a malha viária do município, desgastada pelo tempo.

“Em média, a pavimentação asfáltica tem duração de 10 anos e em Porto Grande existem trechos com mais de 20 anos. Então, estamos fazendo um recapeamento asfáltico e serviços de tapa-buraco para melhorar a trafegabilidade”, afirmou Souza.

Após o trabalho de asfaltamento, as vias serão sinalizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP). O mesmo trabalho será feito em outros municípios do Estado.

“No momento, estamos recuperando a malha viária do município de Porto Grande, mas depois estaremos fazendo esse serviço em outros lugares. Iremos recuperar o asfalto no município de Tartarugalzinho, Amapá, Calçoene, Oiapoque e onde mais for necessário”, explicou o secretário.

Mobilidade urbana

O Plano de Mobilidade Urbana, executado pelo Governo do Estado, realiza uma série de obras e investimentos na infraestrutura dos municípios amapaenses, através de serviços como terraplanagem, drenagem, asfaltamento e sinalização viária, além da construção de calçadas e meio-fio, entre outras.

O trabalho é realizado por órgãos estaduais, com recursos do GEA, financiados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).