segunda, 03 de abril de 2017 - 18:32h
Produtos da Economia Solidária têm boa aceitação no Congós
Camisas, bonecos de pano, bolsas e sacolas ecológicas foram alguns objetos comercializados
Por: João Clésio
Foto: Ascom/Sete
Espaço destinado a Economia Solidária contou com uma diversificada quantidade de produtos

A satisfação de ver o resultado de seu trabalho exposto à venda é uma motivação a mais para Assunção Gomes da Graça continuar na atividade. Ela faz parte de um dos 12 Grupos Econômicos Solidários que participou da Feira Itinerante Solidária, ocorrida dia 2 de abril, na área interna da Escola Nelita Rocha Brito Dias, no bairro dos Congós.

Assunção produz camisas, bolsas, brincos, entre outros objetos. A matéria prima usada na confecção são cds, papelão e napa. “Mais que uma fonte de renda, minha arte se traduz numa terapia. A gente fica contente em ter um espaço para poder mostrar um pouco da nossa produção. Agradeço a organização do evento pela oportunidade”, destacou.

Com 25 anos de profissão, Edna Maria Coelho Carvalho, trabalha tanto com artesanato de raiz quanto industrializado. São colares, chapéus, brincos e outros produtos com a identidade iconográfica Maracá e Cunani. “Nossa participação nas Feiras Itinerantes Solidárias é uma demonstração do reconhecimento e importância que temos”, analisou.

A Feira também deu oportunidade para Grupos Econômicos Solidários dos Congós. Patrícia Romano levou uma variedade de bonecos, inclusive com referência à Páscoa, feitos de isopor e EVA 3D. “Temos uma produção bastante diversificada no bairro. Neste espaço aqui, pude mostrar o meu trabalho para quem visitou a feira”, comentou.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenadoria Empreendedorismo (CE), foi quem organizou os grupos solidários. “Estamos cada vez mais dando visibilidade a este segmento. Em todas as feiras eles estão presentes. E o legal é que o público vem comprando os produtos”, comemora Vilma Carla Monteiro de Almeida, gerente do Núcleo de Associativismo e Economia Solidária da Sete.

A Feira Itinerante Solidária é organizada pela Associação dos Produtores Rurais da Vila Valdemar (Aprova) e conta com o apoio direto do Governo do Estado, através das Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), de Comunicação (Secom), do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e do Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).