Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 03 de fevereiro de 2020 - 19:17h
Tua História é Nossa Força: conheça os personagens da campanha do aniversário de Macapá
Em comemoração aos 262 anos de Macapá, o Governo do Estado preparou uma campanha que apresenta o que o meio do mundo possui de melhor.
Por: .Colaboradores: Jorge Abreu, Caroline Mesquita e Natacha Dantas

O Governo do Estado do Amapá fez a campanha em comemoração aos 262 anos de Macapá, que está sendo veiculada nas redes sociais e mídia tradicional - tv, rádio e impresso - pensando em valorizar a história de personagens, onde apresentam pessoas que fazem parte da sociedade em diversos segmentos. De profissionais do mercado de trabalho a servidores públicos, de estudantes a atletas, além de músicos e personalidades. Conheça esses personagens e entenda como o Governo vê a importância fundamental de cada um.

 

Osmar Junior

Cantor e compositor, Osmar Júnior é conhecido como o “Poetinha da Amazônia”, que começou aos 14 anos, estudando violão com o maestro Oscar Santos, um dos pioneiros da música do Amapá. Em 1989, o músico decolou com o lançamento do LP Sentinela Nortente, que traz faixas memoráveis representando com exatidão a cultura nortista. Ou seja, o homem possui bagagem para representar e ser um dos pioneiros da Música Popular Amapaense, levando o acervo para apresentações em todo o Brasil e também afora.

 

Leylianne dos Santos

A paratleta traz uma deficiência congênita, em que nasceu sem uma das mãos, mas isso não impede ela de treinar taekwondo, onde já está entre as 12 melhores do mundo, na modalidade parataekwondo, categoria k44. Pela Seleção Brasileira, a jovem participou de duas competições internacionais, a primeira foi o Campeonato Parapanamericano Open de Taekwondo, disputado em Portland, nos Estados Unidos. A segunda competição foi em Lima, no Peru, onde a jovem conquistou medalha de bronze para o Brasil, nos Jogos Parapan-Americanos, que aconteceram de 23 de agosto a 1 de setembro de 2019.

  

Disney Silva

Todo macapaense já deve ter assistido ou pelo menos ouvido falar sobre o Bar Caboclo, a peça teatral que há 30 anos representa a vida de ribeirinhos e caboclos, interpretado por atores amapaenses e com um enredo cômico, escrito pelo dramaturgo Disney Silva. O teatro sempre fez parte da cultura amapaense e Disney faz parte dessa história. Recentemente, o Governo anunciou a modernização do Teatro das Bacabeiras, que desde a fundação apresenta a peça regularmente, com episódios diversos e contextualizados com temas atuais. Arrancando risos há três décadas, nada melhor do que um roteirista de boa comédia regional para nos representar.

PARA SABER MAIS: Teatro das Bacabeiras passará por modernização interna

 

Antonia Nascimento

Servidores públicos estaduais são fundamentais para o funcionamento do Estado e do desempenho eficaz de órgãos públicos. Por conta disso, o Governo valoriza o funcionalismo público, colocando Antonia Nascimento como representatividade desse setor, já que ela atua há 40 anos no atendimento ao serviço público, sendo a linha de frente entre a sociedade e os serviços ofertados pela máquina pública. Anualmente são realizados concursos públicos para o fortalecimento estadual e também para a geração de mais empregos e oportunidades no mercado de trabalho, além da movimentação econômica.

 

Matheus Pastana

Estudante da rede estadual, este jovem foi premiado no concurso internacional de tecnologia e engenharia científica (Internacional Science Technology and Engineering Competition) na Indonésia, em 2020, pela criação do aplicativo terapêutico que auxilia a saúde mental de estudantes de escolas em tempo integral no estado. O jovem de 15 anos, é estudante da escola de tempo integral Tiradentes e foi o único brasileiro na competição. Um bom representante para a nova geração de cientistas e empreendedores do ramo da tecnologia que estão desenvolvendo habilidades nas escolas tanto públicas quanto privadas.

 

Jorge dos Santos

O Governo está sempre se movimentando na construção civil. São diversas obras em andamento nos últimos anos, como a ponte sobre a Lagoa dos Índios, as novas obras de segurança pública, além da construção do Hospital Universitário e de pronto atendimentos. Por isso, valorizamos os operários desse segmento, como o senhor Jorge dos Santos, que representa a classe dos arquitetos e urbanistas, que estão por trás dos grandes projetos.

 VEJA: Governo entrega passarelas em Santana e beneficia cerca de 3 mil pessoas

  Municípios recebem mais de R$ 50 milhões por meio de convênios com Governo do Amapá

  Reforço! Obras da Segurança Pública avançam e há previsão de entrega para 2020

Isis Goulart

A transformista amapaense Isis Goulart é uma das representatividades do segmento LGBT do estado, conseguindo conquistar o título de Miss Brasil Gay Universo em 2017. Em questões de políticas públicas, o Amapá vem avançado constantemente no desenvolvimento e na igualdade social. Isis representa muito mais do que a beleza, mas todo esse charme foi peça chave para mostrar que o Amapá tem bagagem para essa competição e com certeza ela inspira outras transformistas que sonham com o título.

 

 

 

Wagner Ribeiro

Para falar de artes, o artista plástico autodidata, escultor, pintor, chargista, cartunista e decorador, Wagner Ribeiro, é um dos principais nomes amapaenses. Ex-professor da Escola de Artes Candido Portinari e ganhador do prêmio PINTOMBORA em 2009, ofertado pelo Conselho de Cultura do Estado do Amapá, ele iniciou suas atividades artísticas aos 5 anos de idade. Em 2000, ganhou a nomenclatura de artista plástico, quando foi convidado para participar da primeira exposição coletiva no Teatro das Bacabeiras, junto com grandes nomes das Artes Visuais do Estado do Amapá. Wagner nasceu em 1959, no Município de Serra do Navio, e viveu toda a sua infância e adolescência na Vila Amazonas, em Santana.

 

Antônio Braga ou Seu Antônio do Churros

Nas noites de segunda a sexta-feira, o bairro do Trem conta com um empreendedor do ramo dos churros que já é considerado patrimônio pela clientela, Antônio Braga, também conhecido carinhosamente por Seu Antônio do Churros. Desde 1987, a receita caseira secreta é famosa por atrair os clientes de vários lugares da cidade, mas principalmente os moradores do bairro. Atualmente Seu Antônio monta o carrinho de churros na esquina da Rua Leopoldo Machado, ao lado da Escola Estadual Marechal Castelo Branco, das 19h30 às 00h. Nada melhor que um ícone como esse para representar o empreendedorismo nesse serviço ofertado em vários ramos da alimentação.

 

Edlane Rodrigues

Determinação e muita coragem levaram a soldado Edlane Barreto Rodrigues, de 35 anos, a ser a ser a primeira policial militar do sexo feminino a se formar no Curso de Operações do Batalhão de Choque do Amapá (BOPE). Mãe de um menino de 12 anos, em 2019, a soldado completou oito anos na Polícia Militar. Ela começou a carreira militar no 7º Batalhão, de Porto Grande, e depois passou a fazer parte do 2º Batalhão, responsável pela Zona Norte de Macapá. A PM-AP é referência em todo o país e o BOPE é altamente eficiente em operações complexas para a segurança pública, logo, não poderia faltar essa representatividade guerreira.

 

Lorrane Mendes

O batuque do Marabaixo é riqueza histórica em nosso estado. Com a dança tradicional, os cantos dos ladrões ecoam nas rodas, relembrando a história de grupos e comunidades afrodescendentes do Amapá. Bisneta de Gertrudes Saturnino, Lorrane Mendes herdou fortes traços dos marabaixeiros, pois aos 5 anos de idade foi campeã do Festival Cantando Marabaixo com a composição “Rodas de Marabaixo”. Neta de Natalia da Costa e filha de Val Costa, integrantes do grupo Berço do Marabaixo, tradicional do bairro Santa Rita, antigo Favela, Lorrane representa um dos grupos pioneiros que existe oficialmente desde 19 de julho de 1987, e, assim como outros grandes grupos do Amapá, possui mais de 100 participantes.

GALERIA DE FOTOS

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá