Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 02 de novembro de 2019 - 15:47h
Campanha Novembro Azul tem tarde de mobilização na Praça do Forte
O principal objetivo daObjetivo da ação foi fortalecer a conscientização, entre os homens, da importância dos cuidados com a saúde.
Por:
Foto: André Rodrigues
Ruzivan Cruz:

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), deu início na tarde desta sexta-feira, 1º, às ações de mobilização da campanha Novembro Azul, movimento que promove atividades preventivas à saúde dos homens, com ênfase no combate ao câncer de próstata.

A Praça do Forte foi o local escolhido para a distribuição dos laços azuis e abordagem do público masculino quanto à importância dos cuidados com a saúde. Os homens, muitas vezes por preconceito ou medo, deixam de realizar os exames preventivos.

De acordo com o técnico da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde da Sesa, Roosevelt Pureza, o principal objetivo da mobilização foi fortalecer, entre os homens, a importância dos cuidados com a saúde.

“Em geral, os homens buscam menos atendimento assistencial do que as mulheres. E esse é o momento de reforçar o chamamento para que eles cuidem da saúde, principalmente através da prevenção, importante aliada para evitar doenças ou detectá-las em estágios iniciais, controlando e aumentando as chances de cura”, pontuou.

Segundo Roosevelt, no Amapá as principais causas de internação e óbito de homem decorrem de causas externas como acidentes e violências, na faixa etária mais jovem de 18 e 40 anos. Já no público acima dos 50 e 60 anos as mortes ocorrem principalmente em virtude das doenças do aparelho circulatório como infarto, Acidente Vascular Cerebral, insuficiência cardíaca e câncer.

O mototaxista Ruzivan Cruz, 45 anos, diz ser comprometido com a saúde e lembrou que há 15 dias fez exames de rotina, inclusive o de próstata.

“Estou em dias com a minha saúde pois a prevenção é o melhor remédio. Espero que eu sirva de incentivo para outros homens para que eles priorizem a saúde e percam o medo e o preconceito”, reforçou.

A programação Novembro Azul se estende por todo o mês de novembro, com atividades que envolvem rodas de conversas, palestras, distribuição de materiais informativos sobre os principais agravos que acometem a saúde do homem, e os ocasionados pelo câncer de próstata.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

André Rodrigues/Ascom-Sesa

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá