sexta, 02 de outubro de 2020 - 19:20h
Governo do Amapá inicia 2ª fase do Sistema de Água para o Ambrósio, em Santana
Caesa iniciou a instalação da tubulação que cercará o bairro, distribuindo a água da adutora para as redes domésticas.
Foto: Albenir Sousa
O anel ao redor do Ambrósio terá cerca de 1.200 metros, com tubos de 150 mm. Ele será conectado à adutora já instalada na primeira fase da obra.

O Governo do Amapá trabalha na segunda fase da construção do novo sistema de água que atenderá a comunidade do Ambrósio, em Santana. As obras desta etapa iniciaram na última quarta-feira, 30, e consistem na instalação de uma tubulação ao redor do bairro, para que, a partir dela, sejam ligados os 8 km de rede local de distribuição de água, que receberão cerca de 2.700 ligações domiciliares.

O anel ao redor do Ambrósio terá cerca de 1.200 metros, com tubos de 150 mm. Ele será conectado à adutora já instalada na primeira fase da obra, finalizada na última sexta-feira, 25. Com 3 km de tubulação de 250 mm, a linha tronco levará água da estação de tratamento direto para o bairro Ambrósio.

A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), responsável pelos trabalhos, prevê que esta fase da obra seja finalizada em até 20 dias. A execução conta com a parceria da prefeitura do município.

Fase final

Até a próxima semana, outra frente de trabalho iniciará simultaneamente a interligação da adutora ao sistema central da Companhia.

O diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, explica que a demanda por esse sistema é uma solução pela qual a comunidade anseia há 40 anos.

“A Caesa tem movido todos os esforços para que, até o fim de outubro, o novo sistema do Ambrósio seja entregue à população”, assegura Amanajás.

Investimentos

O investimento faz parte de uma série de obras que deverão aumentar o volume de produção e ampliar o alcance da rede de distribuição no município.

Em julho deste ano, foram instaladas duas bombas de captação de água nos bairros Nova Brasília e Vila Olímpica. O próximo passo será a instalação de três novas bombas de captação ainda no mês de outubro.

Onze bairros santanenses terão o fornecimento de água reforçado com a instalação das novas bombas. A Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) fará a instalação de uma bomba de 20cv e duas de 30cv distribuídas nos bairros:

• Fonte Nova: beneficiando também os bairros Laranjeiras e Paraíso;
  • Provedor 1: que beneficiará também Centro, Hospitalidade, Provedor 2, Ambrósio e Remédios 1 e 2;
  • Nova Brasília: beneficiando também as imediações do bairro.

Após a instalação das bombas, o cronograma inclui a construção de um poço profundo no bairro Paraíso.