Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 29 de julho de 2016 - 11:47h
Selecionados para intercâmbio participam de encontro no Setentrião
A iniciativa é uma parceria da empresa British Petroleum (BP), AFS Intercultura Brasil e o Governo do Estado do Amapá.
Por:
Ao todo, 97 candidatos se inscreveram para o programa no Amapá. Foram selecionados quatro finalistas.

Quatro estudantes da rede pública estadual e federal no Amapá já estão de malas prontas para os Estados Unidos da América (EUA), onde vão cursar um ano letivo por meio do programa de intercâmbio “Global Citizens of Tomorrow”.

A iniciativa é uma parceria da empresa British Petroleum (BP), AFS Intercultura Brasil e o Governo do Estado do Amapá, com o objetivo de oportunizar o intercâmbio cultural a estudantes que não teriam condições de arcar com os custos.

Na sexta-feira, 29, os selecionados para o programa - que embarcam para os EUA na segunda semana de agosto - acompanhados de seus pais, diretores e representantes das instituições de ensino, estiveram no Palácio do Setentrião para um encontro com o governador Waldez Góes. O vice-presidente de relações institucionais da BP Brasil, Ivan de Araújo Simões Filho, além da secretária de Estado da Educação, Maria Conceição Medeiros, e profissionais do órgão, também estiveram presentes.  

Ao todo, 97 candidatos se inscreveram para o programa no Amapá. Inicialmente, passaram por uma prova online, seguida de uma seleção de dez finalistas, que ainda fizeram teste de proficiência em inglês e psicológico com a equipe da organização internacional AFS Intercultural Brasil. Foram selecionados quatro finalistas.

Depois de passar pelo processo rigoroso de avaliação, o estudante Záiton Abden Neves Cutrim que cursa o 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Elias Trajano de Freitas, em Porto Grande, foi um dos que conquistou a vaga no programa. Ele chegou a ser classificado apenas como suplente, mas garantiu a bolsa, após um dos candidatos desistir do programa.

“Fiz minha inscrição sem muita pretensão, mas cheio de sonhos. Minha primeira vitória foi ficar entre os dez melhores. Depois consegui uma classificação para suplente e depois consegui uma das quatro vagas para o intercâmbio”, disse.

Segundo Cutrim, que nunca estudou em uma escola particular de inglês, seu sonho com a língua e cultura americana, começou com o programa também ofertado pelo Estado: o Jovens Embaixadores. Além das aulas da escola, com apenas um mês de estudo de inglês em casa, ele chegou a ficar entre os sete melhores do Estado para esse programa, mas não conseguiu a classificação.

“Foi a partir daí que eu me dediquei muito. Não tinha condição de pagar um curso, então eu fiz com o que tinha”, comentou. Nesse processo, a internet, os livros didáticos da escola e até mesmo músicas e filmes, que poderiam proporcionar maior contato com a língua americana, foram fundamentais para o estudante. “Fiz tudo o que eu podia para chegar a um nível aceitável de inglês e a resposta dessa dedicação foi conseguir essa vaga. Eu sempre tive uma admiração muito grande pela cultura americana. É a realização de um sonho”, destacou.

Para o governador Waldez Góes, os jovens selecionados estão abrindo caminhos e expectativas para outros estudantes que compartilham o mesmo sonho. “Essa oportunidade servirá de exemplo. Eles se transformarão também em multiplicadores de conhecimento, de cultura e de compromisso”, disse.

A secretária de Estado da Educação, Maria Conceição Medeiros, disse que o Amapá estará muito bem representado. “Esse é um exemplo de que podemos ser referência para a Amazônia e, também, para o Brasil em educação. Temos que agradecer a ousadia e esforço desses jovens e a dedicação de todos que se empenharam nessa missão”, comentou.

O vice-presidente de relações institucionais da BP Brasil, Ivan de Araújo Simões Filho, declarou que a ideia de expandir o programa ao Amapá, surgiu depois da empresa perceber que as bolsas estavam concentradas no Sul e Sudeste. “Fizemos a proposta para AFS e para o governo do Estado, que recebeu muito bem a ideia e nos possibilitou toda a estrutura. Hoje contemplamos quatro jovens vitoriosos, que fizeram a oportunidade, estudaram e batalharam para viver esse sonho e que, sem dúvida, vão servir de exemplo para outros estudantes”, disse.

 

Programa

O programa, idealizado pela AFS com apoio da British Petroleum, foi lançado em 2011, porém, pela primeira vez foi executado no Amapá. As bolsas integrais para o programa de intercâmbio foram oferecidas, em setembro de 2015, para jovens do ensino médio da rede pública do Estado. Para isso, o GEA assinou junto às instituições um Termo de Fomento.

Para concorrer a vaga, o estudante deveria ter nascido entre 15 de março de 1998 e 1º de agosto de 2001, com renda familiar de até seis salários mínimos e que estivessem cursando o ensino médio em escola pública. Entre os requisitos, também foi analisado o desempenho acadêmico dos estudantes e um nível intermediário ou avançado na língua inglesa.

A bolsa inclui as passagens aéreas, hospedagem, transporte, alimentação, material escolar, seguro de saúde e uma ajuda de custo mensal ao longo da viagem. Todo o processo de emissão de passaporte e vistos foram custeados pelo governo do Estado. Os jovens vão morar com famílias americanas, nos estados de Utah e Illinois, completarão o ano escolar de 2016-2017 em escola de ensino médio selecionada pela AFS USA.

A gerente do Núcleo de Ensino Médio da Seed, Dina Melo, acompanhou todas as fases do programa, desde o Termo de Fomento (que originou a parceria), divulgação das inscrições, processo de seleção, exames médicos e vacinas, apoio aos pais, além do encaminhamento dos selecionados com documentação, retirada dos passaportes e dos vistos. Nesta sexta-feira, a gerente recebeu um diploma de honra ao mérito do governador e da Secretaria de Educação, pelo trabalho desenvolvido frente ao programa.

Durante o mês de junho os quatro alunos estiveram duas vezes em Brasília para orientações à viagem internacional e entrevista para obtenção dos vistos junto à Embaixada dos EUA.

“Os alunos estão entusiasmados. São jovens que não teriam condições econômicas de realizar um curso fora do país. Nesse tempo de convivência que tivemos durante todo o processo, percebi que são estudantes com muitos planos e objetivos e essa será uma oportunidade de crescimento. Esperamos que esse programa seja renovado, para que novos alunos tenham essa mesma chance”, destaca Melo.

Além de Záiton Cutrim, foram selecionados os adolescentes Danielle Oliveira, Vitória Gaia e Thiago Rodrigues, todos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap Macapá).

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá