Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 02 de agosto de 2021 - 13:29h
Hemoap convoca com urgência doadores de todas as tipagens sanguíneas
A preocupação primordial é abastecer o estoque com os tipos sanguíneos O+ e A+.
Por:
Foto: Ingra Tadaiesky/ Secom
O Hemoap estima que para manter o estoque sempre adequado é necessário um fluxo diário e constante de, no mínimo, 87 doadores aptos.

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está com estoque baixo para as tipagens O+ e A+ e convoca emergencialmente todos os doadores cadastrados e novos voluntários para ajudar no abastecimento.

As bolsas de sangue captadas pelo Hemoap abastecem todas as unidade de saúde do Estado do Amapá, tanto da rede pública quanto da rede privada.

O hemocentro experimenta alta demanda devido a pandemia, mas entrou em estado de baixa nas doações desde o começo do mês de julho. De acordo com o serviço de captação de doadores, para suprir toda essa demanda é necessário um fluxo diário e constante de, no mínimo, 87 doadores aptos.

 A chefe do serviço de captação de doadores, Elmira Melo, afirma que as doações não estão  no mesmo nível da demanda apresentada pelo estado.

"Estamos em uma crescente na demanda por hemocomponentes para os hospitais e precisamos dos doadores para reforçar nosso estoque. O Hemoap está de braços abertos para quem puder e quiser doar", completou.

O hemocentro, desde o início da pandemia, adotou medidas para garantir a segurança de doadores e funcionários. As medidas vão desde a higienização total do prédio ao processo de captação. Os materiais utilizados são de uso individual e descartáveis.

Como ser um doador apto?

Estar em boas condições de saúde;

Pesar acima de 50 kg;

Ter idade entre 16 e 69 anos;

Não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;

Não ter testado positivo para covid-19 nos últimos 30 dias.

É necessário levar documento oficial com foto. Os menores de 18 anos necessitam de autorização dos responsáveis. É preciso estar descansado e alimentado antes da doação. A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e vida do possível doador.

Como entrar em contato com a unidade?

O Hemoap fica localizado na avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a rua Jovino Dinoá. O funcionamento é pela manhã, entre 7h30 e 12h30. As doações podem ser feitas por comparecimento espontâneo ou agendamento através Whatsapp (96) 98811-0200.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá