quarta, 27 de julho de 2016 - 09:59h
Festa das Crianças encerra programação em Mazagão Velho
A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto.

Iniciou nesta quarta-feira, 27, e segue até quinta-feira, 28, a Festa de São Tiago das Crianças. A batalha entre mouros e cristãos encerra as festividades de 239 anos alusivas a São Tiago, em Mazagão Velho.

O início da festa das crianças foi ainda na madrugada desta quarta-feira, com alvorada marcada por queima de fogos e a dança do “Vominê” em residências da vila. Pela parte da tarde, a partir das 16h, acontece a encenação da Entrega dos Presentes, feita pelos adultos três dias antes, no dia 24, e à noite a tradição continua com o Baile de Máscaras.

Na manhã de quinta-feira, 28, haverá missa e círio pelas ruas do distrito mazaganense. O ponto alto é o juramento do “pequeno São Tiago”, na frente da igreja Nossa Senhora da Assunção. São as crianças aprendendo a tradição que um dia será responsabilidade delas manterem viva.

São Tiago, o papel principal, será interpretado por Edgar Davi Videira da Silva Ramos; São Jorge será vivido por José Caio da Silva Ramos; Atalaia será o papel de Cristian Riquelme Nunes Monteiro e o Menino Caldeirinha ficará com Rivaldo Nunes Monteiro.

Todos os figurantes são da mesma família. Já são pequenos cavaleiros, mas os “cavalos” são de miriti, enfeitados com papel de seda. Sem o mesmo “glamour” dos adultos, mas com a beleza que só as crianças podem proporcionar.

“A festa das crianças tem importância significativa para nós. É a partir dela que a tradição se manterá vivia, pois um dia elas crescerão e terão a responsabilidade de conduzir a encenação da guerra entre mouros e cristãos e a Festa de São Tiago”, assinala o presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), Elton Barreto Jacarandá.

A Festa de São Tiago, em Mazagão Velho

Uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a Festa de São Tiago é tradição que completa 239 anos – é realizada desde 1777, com ponto alto nos dias 24 e 25 de julho. Foi trazida da África com os primeiros habitantes de Mazagão Velho, que vieram para a Amazônia depois que uma colônia portuguesa no Marrocos foi desativada e transferida para o Amapá.

A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.