segunda, 25 de julho de 2016 - 11:33h
Devotos pagam promessas durante Círio de São Tiago
Descalço, na corda ou distribuindo água, foram as formas encontradas pelos fies para cumprirem promessas.
A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses.

São 239 anos de tradição que a Comunidade de Mazagão Velho mantém comemorando a Festa de São Tiago.  Nesta segunda-feira, 25, dia de São Tiago, ocorreu a tradicional missa e, em seguida, o círio em homenagem ao santo. Um momento de fé e religiosidade que atraiu devotos e visitantes de diversos lugares.

A programação iniciou com a saída das figuras de São Tiago para a missa campal, que iniciou às 8 horas em frente a praça da Vila. Após a celebração, os participantes foram para o círio que percorreu as principais ruas da comunidade. Os que mais chamaram atenção foram os pagadores de promessas.

A dona de casa Rosimeire Jesus é uma delas. Ela prometeu a São Tiago e São Jorge, que, se a neta Ana Carolina que estava doente melhorasse, na procissão deste ano levaria ela no colo segurando na fita. A Graça foi alcançada e as duas cumpriram a promessa. “É muita fé e gratidão, pedi e fui agraciada. Hoje estou com ela e vamos até o final segurando na fita”, afirmou.

Não bastou alcançar uma graça para que o professor Clemício Filho e a família, participassem do evento todos os anos. Segundo ele, vale a pena agradecer. Ele é mazaganense e há 30 anos percorre o trajeto com a imagem do santo nos braços e a família vai junto. Todos com camisas personalizadas e muita fé. “Fico sem palavras nesse momento, só posso dizer que é muita emoção poder agradecer a saúde e com toda minha família ao meu lado”, destacou o professor.

Para a empregada doméstica, Teresinha de Jesus, foi preciso sentir na pele os desafios da procissão. Descalça, sentindo a alta temperatura e segurando na corda, foi assim até o final do círio. Diferente de muitos que vão para agradecer, ela foi fazer um pedido. “Pedir a cura para o meu pai que está com câncer. Que São Tiago interceda por ele e com fé em Deus, isso irá acontecer”, pediu a devota.

Enquanto uns estavam andando no círio, outros decidiram agradecer de outra forma. Ajudando quem está pagando promessa distribuindo água.  Foi assim que o comerciante Benedito Lima, devoto de São Tiago, agradeceu tudo que está alcançando na vida. Há cinco anos ele distribui água. Só este ano foram 800 garrafas para saciar a sede de quem estava caminhando. “Tenham fé em São Tiago e façam o mesmo. No próximo ano distribuirei muito mais. Faço isso de coração aberto”, afirmou.

Teve gente que preferiu ficar na sombra esperando em frente a igreja de Nossa senhora de Assunção. Esse foi o caso da aposentada, Hilda Vaz, que saiu de Macapá para prestigiar o evento. Ela acompanhou a procissão da arquibancada montada ao longo da Avenida Senador Flexa. “Está muito lindo. Gosto dessa festividade e não poderia deixar de prestigiar esse ano. Aproveitei o feriado prolongado para trazer a família. Com a rodovia toda asfaltada foi uma viagem tranquila e rápida”, contou.

O Governador do Estado, Waldez Góes, está na comunidade, desde o domingo, 24, participando de todas as programações da festa. O chefe do Executivo ressaltou a importância de preservar as tradições amapaenses. “É importante celebrar as nossas tradições, religiosidade e a nossa cultura. Este ano, comemoramos também a integração de Mazagão pela AP-010, agora totalmente asfaltada”, ressaltou.

A deputada estadual pelo PDT e primeira dama do Estado, Marília Góes participou da missa e do círio. Ela é autora do projeto de lei que instituiu o dia 25 feriado em todo o Estado. “Esse feriado é para que as pessoas possam conhecer a nossa história. Estou feliz e me sinto mais responsável em continuar trabalhando para trazer mais benefícios para a festa de São Tiago”, explicou.

O evento é realizado pelo Governo do Estado em parceria com a Associação da Festa de São Tiago. O presidente da associação, André Jacarandá, agradeceu mais um ano. “Mais um ano de parceria com o Governo do Estado que sempre contribui para realização dessa festa”, comentou.

A programação segue pela tarde com o início da batalha entre mouros e cristãos, às 16 horas.

A festa
A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.