quinta, 02 de julho de 2020 - 19:36h
Programa Criança Alfabetizada avalia ações no primeiro semestre de 2020
Iniciativa trabalha a formação de educadores do 1° e 2° do ensino fundamental. Na pandemia, a formação passou a ser online.
Foto: Erich Macias
Antes da pandemia, os encontros de professores eram presenciais, com a covid-19, a formação passou a acontecer via web

O Programa Criança Alfabetizada finalizou o primeiro semestre de 2020 com a realização de ações como webnário e capacitações online. Lançado em 2019, ele é desenvolvido pelo Governo do Amapá, em regime de colaboração com as prefeituras, para possibilitar ferramentas de alfabetização a todas as crianças na idade certa.

LEIA TAMBÉM: Programa Criança Alfabetizada realiza primeira formação online para educadores

O programa repassa novas práticas pedagógicas e de gestão a todas as escolas da rede estadual e municipal, aliadas a incentivos fiscais, para reforçar a aprendizagem dos alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental.

Entre as ações desenvolvidas, está a capacitação de professores e coordenadores da linha de frente da aprendizagem que, desde março, receberam cursos presenciais e, com a suspensão das atividades devido à covid-19, online. A formação via web envolveu fóruns, palestras, seminários com a participação de colaboradores nacionais.

De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Silva, o encontro de avaliação marcado para esta sexta-feira, 3, com toda equipe técnica e os colaboradores da educação local, visa planejar um segundo semestre ainda mais produtivo.

“O objetivo é realizar uma retomada as ações de planejamento, organização, capacitação, formação, participação, acompanhamento, engajamento, comunicação e colaboração, avaliando inclusive a implementação do processo formativo on-line com professores alfabetizadores”, disse Cláudia Silva.

Quem participa das formações do programa já consegue imaginar os benefícios da qualificação, como conta a professora Heloiza Araújo, da Escola Estadual José Rodrigues Cordeiro, em Calçoene.

“A minha formação no magistério foi muito distante da realidade de uma sala de aula. Então, fazer uma formação com todo esse conhecimento sobre psicogênese da escrita e letramento, nos dá uma visão panorâmica da aprendizagem de nossos alunos. Vejo que fica mais fácil perceber a evolução de cada aluno”, comenta a professora.

Formação on-line

A necessidade de mudança expressiva na organização do trabalho trouxe desafios para a formação dos educadores. Foi necessário se habituar às novas tecnologias para seguir com a meta de qualificação.

Além da elaboração de rotinas de atividades não presenciais para estudantes da educação infantil e ciclos de alfabetização disponibilizadas na plataforma Aprendizagem em Casa/SEED, todos os envolvidos com o programa, de forma colaborativa e integrada, trouxeram inovação para contemplar as formações online dos professores.

“A mobilização e o engajamento realizadas pelos coordenadores municipais possibilitou o desenvolvimento de competências profissionais para a prática de sala aula e trocas de experiência com professores alfabetizadores em todo o Estado”, finalizou Claudia.

Metas alcançadas pelo programa no primeiro semestre de 2020

1. Processo seletivo para seleção da equipe de Formadores locais e Coordenadores Municipais;
  2. Realizado o 1º Seminário Criança Alfabetizada;
  3. Reunião técnica presencial com coordenadores municipais;
  4. Encontro técnico presencial com secretários municipais;
  5. Formação para formadores locais realizada pela consultoria de formação da Associação Bem Comum;
  6. Formações presenciais para professores Alfabetizadores das escolas estaduais e Municipais de 5 Municípios e zona urbana estadual;
  7. Encontro remota de alinhamento semanal/quinzenal com Coordenadores municipais e formadores locais;
  8. Pesquisa com Gestores, Coordenadores Pedagógicos e Professores: consulta para implementar formação Online;
  9. Pesquisa com Formadores locais e Coordenadores municipais: como estão as competências socioemocionais para atuar em tempos de Pandemia junto aos professores Alfabetizadores.
  10. Replanejamento do Cronograma Formativo em tempos de Pandemia;
  11. Capacitações de formadores em curadoria de objetos Digitais;
  12. Capacitação on-line de Formadores e análise Material Didático do Colabora Amapá Educação;
  13. Capacitação online semanal de Coordenadores municipais - Gestão e acompanhamento da rede;
  14. Adaptação do material e metodologia da formação presencial Para a Plataforma Ambiente virtual de aprendizagem AVASEED;
  15. Formação online para Professores Alfabetizadores das escolas estaduais e Municipais de 12 Municípios;
  16. Elaboração de cadernos de atividades não presenciais para estudantes da educação infantil e Ciclo da Alfabetização;
  17. Webinário dos resultados da avaliação SISPAEAP 2019;
  18. Encontro técnico remoto semanal entre Gestão do Programa (Secretária Adjunta de Políticas Educacionais, Coordenadora e Gerências) consultoras da Associação Bem Comum;
  19. Atendimento psicológico com a equipe de formadores e Coordenadores Municipais;
  20. Treinamento e acompanhamento para utilização da Plataforma Virtual da Aprendizagem;
  21. Cadastramento de estudantes do 2° ano do fundamental na Plataforma da avaliação da Fluência 2020;
  22. Cadastramento de aplicadores na Plataforma da Avaliação de fluência 2020;
  23. Encontro semanal de alinhamento da Avaliação de fluência 2020 junto a CAED/UFJF;
  24. Parceria com Nova escola e planejamento iniciais para elaboração do Material Didático para 1 ao 3 ano do Ensino Fundamental;
  25. Encontro técnico remoto com secretários municipais de Educação;
  26. Live de devolutiva dos resultados da avaliação da Alfabetização SISPAEAP 2019 para gestores, Coordenadores Pedagógicos e Professores.