O Programa Criança Alfabetizada finalizou o primeiro semestre de 2020 com a realização de ações como webnário e capacitações online. Lançado em 2019, ele é desenvolvido pelo Governo do Amapá, em regime de colaboração com as prefeituras, para possibilitar ferramentas de alfabetização a todas as crianças na idade certa.
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O programa repassa novas práticas pedagógicas e de gestão a todas as escolas da rede estadual e municipal, aliadas a incentivos fiscais, para reforçar a aprendizagem dos alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental.
Entre as ações desenvolvidas, está a capacitação de professores e coordenadores da linha de frente da aprendizagem que, desde março, receberam cursos presenciais e, com a suspensão das atividades devido à covid-19, online. A formação via web envolveu fóruns, palestras, seminários com a participação de colaboradores nacionais.
De acordo com a coordenadora do programa, Cláudia Silva, o encontro de avaliação marcado para esta sexta-feira, 3, com toda equipe técnica e os colaboradores da educação local, visa planejar um segundo semestre ainda mais produtivo.
“O objetivo é realizar uma retomada as ações de planejamento, organização, capacitação, formação, participação, acompanhamento, engajamento, comunicação e colaboração, avaliando inclusive a implementação do processo formativo on-line com professores alfabetizadores”, disse Cláudia Silva.
Quem participa das formações do programa já consegue imaginar os benefícios da qualificação, como conta a professora Heloiza Araújo, da Escola Estadual José Rodrigues Cordeiro, em Calçoene.
“A minha formação no magistério foi muito distante da realidade de uma sala de aula. Então, fazer uma formação com todo esse conhecimento sobre psicogênese da escrita e letramento, nos dá uma visão panorâmica da aprendizagem de nossos alunos. Vejo que fica mais fácil perceber a evolução de cada aluno”, comenta a professora.
Formação on-line
A necessidade de mudança expressiva na organização do trabalho trouxe desafios para a formação dos educadores. Foi necessário se habituar às novas tecnologias para seguir com a meta de qualificação.
Além da elaboração de rotinas de atividades não presenciais para estudantes da educação infantil e ciclos de alfabetização disponibilizadas na plataforma Aprendizagem em Casa/SEED, todos os envolvidos com o programa, de forma colaborativa e integrada, trouxeram inovação para contemplar as formações online dos professores.
“A mobilização e o engajamento realizadas pelos coordenadores municipais possibilitou o desenvolvimento de competências profissionais para a prática de sala aula e trocas de experiência com professores alfabetizadores em todo o Estado”, finalizou Claudia.
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Metas alcançadas pelo programa no primeiro semestre de 2020