quinta, 02 de julho de 2020 - 22:35h
Governo do Estado realiza visita em unidades de atendimento à covid-19 em Porto Grande e Ferreira Gomes
O objetivo foi realizar um relatório situacional com foco na testagem, tratamento precoce e acompanhamento do quadro clínico dos pacientes.
Foto: Claudia Cavalcanti/Sesa
A equipe visitou as obras do Hospital Regional de Porto Grande que estão 75% concluídas.

Como parte das ações de enfrentamento e controle da covid-19 no Amapá, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) visitou nesta quinta-feira, 2, unidades destinadas pelas prefeituras de Porto Grande e Ferreira Gomes para o atendimento aos pacientes acometidos pela doença.

O objetivo da visita foi gerar um relatório da situação da covid-19 nos dois municípios, com foco na testagem, tratamento precoce e acompanhamento do quadro clínico dos pacientes.

Em Porto Grande, que já teve 770 casos confirmados da doença e para onde o Governo do Estado já enviou 900 testes rápidos, equipamentos de proteção individual (EPIs), além de medicamentos e insumos, a referência no atendimento é a Unidade Básica de Saúde (UBS) Wendel Rodrigues, localizada no bairro do Aeroporto. Na UBS são realizados testes rápidos e a dispensação das medicações do protocolo de tratamento para a doença.

Caso o paciente desenvolva algum agravo, ele é encaminhado para o hospital do município onde uma área foi isolada para atendimento de pacientes com o novo coronavírus, até que o quadro clínico seja estabilizado e, caso necessário, ele irá para os centros especializados no tratamento da doença montados em Macapá e Santana.

A equipe também visitou as obras do Hospital Regional de Porto Grande que estão 75% concluídas. A unidade atenderá média e alta complexidade da região centro-oeste do estado e a obra está orçada em, aproximadamente, R$ 11,2 milhões. Os recursos são de acordos de compensação pelos impactos gerados na instalação da UHE Cachoeira Caldeirão, no Rio Araguari, tendo o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Grande como articuladores com a empresa construtora.

A nova unidade vai funcionar no mesmo local onde antes existia o Hospital Municipal Maria Lúcia Guimarães da Silva – que foi demolido – e será referência no atendimento aos municípios de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Ferreira Gomes.

Ferreira Gomes

Em Ferreira Gomes, que possui 303 casos confirmados da doença, a UBS Maria Joana, no bairro Ferreira Gomes 2, foi disponibilizada pela Prefeitura Municipal para atender os pacientes.

O município ainda conta com a Unidade Mista de Saúde (UMS), administrada pela Sesa, para atender casos que exijam atendimento de maior complexidade. Mais de 1 mil testes rápidos foram enviados para a Secretaria Municipal de Saúde e para a UMS, o que faz com que quase 10% da população do município já tenha sido testada para a doença.

O secretário municipal de saúde, Pedro Dalmacio, explicou que a parceria com o Governo do Estado tem sido fundamental para o enfrentamento da pandemia.

“Montamos uma central de monitoramento, diagnóstico e tratamento, para que possamos detectar com rapidez o agravamento no quadro de algum paciente. E em casos mais graves, temos uma parceria muito boa com a Unidade Mista, um ajudando o outro, o que que está sendo muito importante”, disse.

A secretária adjunta de enfrentamento a covid-19, Maracy Andrade, avaliou de forma positiva as ações nos municípios, especialmente com aplicação das medidas preventivas.

“Nos dois municípios nós podemos evidenciar que a população está aderindo ao uso da mascara, na entrada das unidades tem locais para lavar as mãos e álcool para higienização. Vemos nos dois municípios que a curva de contaminação está em descendência, menores índices de casos notificados, uma perspectiva boa na atenção a esses pacientes”, finalizou.