sexta, 04 de dezembro de 2015 - 16:46h
Governador recebe carta de deliberações da Conferência Estadual de Juventude
A criação do Sistema Estadual da Juventude é a principal proposta da carta de deliberações entregue nesta sexta-feira, 4, ao governador do Estado, Waldez Góes, pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e entidades ligadas à juventude. O documento foi resultado das conferências municipais e estadual que ocorreram durante o ano de 2015 no Amapá.

Segundo Rafael Cambraia, secretário Extraordinário de Políticas para Juventude, a carta tem mais de 400 propostas que foram elaboradas por jovens amapaenses para beneficiar a vida deles próprios. Uma das ideias, que surgiu na etapa municipal, em Oiapoque, é o acréscimo da Língua Francesa como opção de idiomas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma vez que os alunos da rede pública do município só estudam esse idioma, por serem de uma área de fronteira com a Guiana Francesa.

A criação de uma cooperativa jovem para filetagem de peixes foi pensada na sessão de Calçoene, como uma forma de empregar e gerar renda para a juventude daquele município.

Em relação ao Sistema Estadual da Juventude, a construção dele implica na criação de conselhos municipais e estadual de juventude, além de um fundo estadual, que garantiria os recursos e investimentos nas políticas públicas para juventude e a criação de órgãos gestores municipais e a transformação da Sejuv em secretaria ordinária.

“O sistema é a ferramenta que garantirá que o programa Amapá Jovem permaneça, independente de quem esteja à frente do Executivo”, explicou Cambraia.

O Amapá Jovem foi criado no último mandato do governador Waldez Góes e inclui todas as políticas públicas estaduais em um único programa que atende com incentivos à cultura, trabalho, empreendedorismo, saúde e outras áreas de necessidade e interesse dos jovens.

Retomar, por completo, esse trabalho, é uma das prioridades do Executivo no próximo ano. “Em 2016, nós iremos trabalhar firme para trazer de volta todas as ações do Amapá Jovem que estiverem adormecidas”, garantiu Waldez Góes, que demonstrou entusiasmo ao receber o resultado desses eventos.

Também foram entregues cartas referentes aos fóruns Estadual e Nacional da Juventude.