Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 02 de junho de 2021 - 20:38h
Amapá é o estado que menos desmata na Amazônia Legal
Dados foram apresentados durante reunião do Conselho Nacional da Amazônia, nesta quarta-feira, 2.
Por:

Entre os nove estados que compõem a Amazônia Legal, o Amapá é o com menor índice de desmatamento. Dados foram apresentados nesta quarta-feira, 2, durante reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidida pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, com representantes do noves estados, entre eles, o governador do Amapá, Waldez Góes.

As informações são referentes ao período de janeiro a maio de 2021. Na ocasião, Góes destacou o trabalho do Estado no combate ao desmatamento e na preservação da Amazônia.

“O Amapá é o estado que menos desmata na Amazônia legal e a cada ano diminuímos mais o desmatamento da Amazônia. A nível nacional, precisamos estabelecer metas para combater o desmatamento e fazer prevalecer a agenda positiva que tem na Amazônia”, afirmou Góes.

Também foram debatidos assuntos como a participação dos estados na Expo Dubai, que contará com um pavilhão da sustentabilidade destinado aos estados, cujo projeto de participação o Amapá irá discutir nas próximas semanas.

Mourão apresentou as 10 medidas do Plano da Amazônia, entre elas o desmatamento zero na cadeia de carne, estímulo de cadeias sustentáveis, desenvolvimento da infraestrutura de transportes sustentáveis, investimentos em infraestrutura básica, instrumentos financeiros verdes, regularização fundiária, desenvolvimento socioeconômico e bioeconomia e, para isso, pediu o apoio dos estados.

Na ocasião, o governador também pediu um alinhamento entre os estados e o governo federal para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), que será realizada entre os dias 1 e 12 de novembro deste ano.

“Precisamos levar um posicionamento do Brasil, de forma unificada, para a COP26. É fundamental que façamos isso e por isso peço que possa ser pauta aqui no conselho”, defendeu o governador durante a reunião.

Veja os estados com maior área de alertas de desmatamento:

Pará: 949,71

Amazonas: 615, 95

Mato Grosso: 546, 14

Rondônia: 297, 87

Roraima:72,02

Acre: 43,05

Maranhão: 20,84

Tocantins:1,7

Amapá: 0,42

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá