Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 03 de dezembro de 2015 - 17:08h
Amapá adere a Campanha do Laço Branco
A campanha tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher
Por:

Como forma de intensificar as políticas públicas realizadas ao longo do ano, voltadas ao combate à violência contra a mulher, o Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria Extraordinária de Politicas para Mulheres, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá (Sindsep-Ap), vai lançar neste domingo, 6, no Parque do Forte, a partir das 17h, a Campanha do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra a Mulher.

A campanha tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher e mostrar que existem homens que não são violentos, que não concordam com esse tipo de violência e que apoiam o direito de bem viver e de autonomia do poder feminino.

Durante a ação, que faz parte dos 16 dias de ativismo, haverá a distribuição de laços brancos. Um professor de dança estará fazendo a animação dos participantes em um trio elétrico.

 

A Campanha

No dia 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, no Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando “vocês são todas feministas!”, ele começou a atirar e matou 14 mulheres. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas que também existem aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

Foi então lançada à primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. No Brasil, foi lançada em 1999 e essas atividades vêm sendo desenvolvidas em parceria entre diferentes instituições, particularmente organizações do Movimento de Mulheres.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá