quinta, 02 de maio de 2019 - 15:03h
Detran oferta primeira formação de agentes de trânsito durante programação do Maio Amarelo
Durante dois meses, 33 agentes que atuam na Operação Lei Seca e integrantes da Guarda Municipal e batalhões de trânsito passarão pela formação.
Por: Da Redação .Colaboradores: Ailton Leite
Foto: Maksuel Martins/Secom
Diretor-presidente do Detran/AP, Inácio Maciel, disse que a intenção do órgão é que os participantes do curso se tornem multiplicadores das orientações recebidas

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) realizou nesta quinta-feira, 2, no auditório do Sest/Senat no bairro Alvorada, em Macapá, a aula inaugural do Curso de Agente de Trânsito voltado para a formação de 33 agentes que atuam na Operação Lei Seca, Guarda Municipal e batalhões da Polícia Militar. O evento faz parte da programação do Maio Amarelo, campanha internacional de conscientização do trânsito que tem, este ano,  como tema: “No trânsito, o sentido é a vida”.

Os agentes estão sendo orientados sobre as legislações de trânsito, técnicas de abordagem, entre outras informações para aperfeiçoar o trabalho realizado por eles. “Em momento posterior, o curso ocorrerá de forma itinerante levando conhecimento e formação aos agentes lotados nos órgãos de trânsito do interior do Amapá”, adiantou o diretor-presidente do Detran/AP, Inácio Maciel.

É o primeiro curso dessa natureza ofertado pelo Departamento Estadual de Trânsito. O objetivo do órgão é que os agentes se tornem multiplicadores das orientações recebidas para os servidores que atuam nos municípios. A duração será de dois meses em tempo integral.

A programação do Maio Amarelo começou no dia 29 de abril, e segue até junho, com diversas atividades nos 16 municípios, organizadas pelo Comitê Vida no Trânsito, formado por órgãos municipais, estaduais, federais e centros de formação de condutores.

Investimento

Paralelamente à programação, ao longo do ano, o Detran/AP promove diversas iniciativas de conscientização e repressão a infrações no trânsito como é o caso das abordagens durante a Operação Lei Seca. E segue investindo em tecnologia para melhorar o trabalho dos agentes.

Nesta quarta-feira, 1º, por exemplo, o órgão recebeu talonários eletrônicos, dispositivos portáteis informatizados usados nas ruas pelos agentes de trânsito, substituindo o tradicional talão impresso de multas. Os dispositivos passarão a ser usados pelos agentes da Lei Seca e militares dos batalhões de trânsito.

“Os talonários, por si só, já lançam boa parte das informações ao sistema através da placa do veículo e envia direto para o sistema do Detran. Isso vai gerar economia e agilidade no nosso trabalho”, pontuou Inácio Maciel.

Cronograma de atividades do Maio Amarelo:

Macapá

2/5 – Aula inaugural do Curso Agente de Trânsito. Local: Sest/Senat. Endereço: Rodovia Duca Serra, km 3 – Bairro Alvorada. Hora: 9h

3/5 – Abertura oficial do Maio Amarelo: simulação de acidente em via pública. Local: Avenida Mario Cruz, ao lado do Teatro das Bacabeiras. Hora: 8h

5 a 30/5 – Palestras em faculdades e escolas de Macapá e Santana. Horários e locais: A definir

7 a 30/5 – blitz repressiva. Hora: 23h às 06h em locais a serem definidos

7/5 – Passeio Ciclístico Noturno. Hora: 19h. Saída da Praça da Bandeira

8 a 12/5 – Aplicação de Pesquisa do Ministério da Saúde. Hora: 8h às 17h. Local: Superintendência de Vigilância em Saúde

10, 17 e 14/5 – Intervenção nos bares de Macapá. Hora: 22h às 0h

13/5 – Capacitação no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap). Local: Hemoap. Endereço: Av. Raimundo Alvares da Costa, s/n, Centro. Horário a definir

14, 21 e 25/5 – Circuito de trânsito às margens da Rodovia JK. Hora: 10h

15/5 – Ação na área de circunscrição da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Horário a definir