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quinta, 02 de abril de 2020 - 22:23h
Rede estadual discute alternativas para Educação em meio às restrições
Diante das suspensões das aulas, o Governo do Amapá lançou uma plataforma digital para manter os estudantes em ambiente educacional.
Por:
Foto: Márcio Pinheiro/Governo do Amapá
Encontro que discutiu estratégias e ações para a Educação foi presidida pelo governador Waldez Góes.

Uma reunião presidida pelo governador do Amapá, Waldez Góes, discutiu nesta quinta-feira, 2, o planejamento de estratégias e ações para a Educação, após a suspensão das aulas como medida adotada para o enfretamento a COVID-19.

Com a presença dos secretários adjuntos da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o encontro abordou alternativas de levar conteúdo aos estudantes e educadores durante o período de quarentena, para não prejudicar o desenvolvimento escolar.  

Nesta semana, foi lançada a plataforma do Sigeduc chamada de Escola Digital Amapá que tem como propósito oferecer objetos digitais de aprendizagem. O ambiente virtual é uma biblioteca de conteúdos direcionados a professores e alunos.

A Escola Digital possui três ambientes para possibilitar o acesso de coordenadores pedagógicos, professores e alunos. Durante a reunião, o govenador destacou que a proposta é de levar a educação a todos.

“Esse ambiente de aprendizagem digital serve para que as aulas continuem acontecendo sem a necessidade de manter, de forma presencial, os alunos, professores e coordenadores na escola”, disse.

Organização do calendário

Na quarta-feira, 1º, o Governo Federal publicou a medida provisória que promove ajustes no calendário escolar de 2020 (MP 934/2020).

Pelo texto da MP, as escolas da educação básica e instituições de ensino superior poderão distribuir a carga horária (800 horas anuais no caso da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio) em um período diferente dos 200 dias letivos previstos na legislação.

O ajuste valerá enquanto durar a situação de emergência da saúde pública. Tanto a carga horária como o número de dias letivos são definidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB — Lei 9.394, de 1996).

Merenda e transporte escolar

As ações que foram discutidas também envolvem a distribuição da merenda escolar descentralizada. O Amapá manterá o posicionamento de acordo com a medida nacional que ainda será divulgada pelo Governo Federal.

Os trabalhadores do transporte escolar também aguardam o posicionamento em relação a medidas de pagamento de salários. O Governo Federal será o responsável pela decisão, que será adotada pelo Governo do Estado, que já possui um posicionamento, mas aguarda a decisão nacional.

Acesso à internet para estudantes

O Governo do Amapá analisa propostas das operadoras de telefonia móvel locais para o patrocínio de dados móveis a estudantes da rede estadual. A Seed está com o controle dos grupos de estudantes das escolas, para disponibilizar o acesso com dados móveis exclusivos para a plataforma.

O processo ainda está em fase de negociação.

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