quinta, 02 de março de 2017 - 11:40h
Festa de São José: peregrinação da imagem inicia pelo Setentrião
Este ano a Diocese decidiu peregrinar com a mais antiga imagem do santo, que tem 255 anos.
Foto: Marcelo Loureiro
Governador Waldez Góes fez uma reflexão sobre o tema da programação deste ano

A tradicional peregrinação da imagem de São José, padroeiro do Amapá e da cidade de Macapá, iniciou na manhã desta quinta-feira, 2, pelo Palácio do Setentrião, sede central do governo amapaense. A programação é alusiva ao Dia de São José, comemorado em 19 de março. A novidade é que este ano a Diocese de Macapá decidiu levar à peregrinação a primeira imagem do santo padroeiro que chegou à Vila de São José de Macapá 255 anos atrás. Restaurada, é a primeira vez nos últimos 25 anos que ela é usada nos cortejos.

Uma rápida celebração marcou a passagem do símbolo religioso, que depois seguiu para a Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap). Durante a solenidade, o governador leu a mensagem do bispo Dom Pedro José Conti, que traz uma reflexão às famílias amapaenses sobre a responsabilidade de tomar decisões num mundo globalizado e interligado pela tecnologia.

“Toda família está mergulhada numa realidade concreta (...) e toda a humanidade está hoje interligada. O mundo inteiro entra em nossas casas, os ídolos da música, da televisão e do futebol. Cabe à família decidir quem deixar entrar em sua casa. (...) Não deixem de acolher sempre de novo Jesus, Maria e José”, enfatiza a mensagem deste ano.

Embasado no tema da programação deste ano, que é “Acorda, Família! Com São José, reaviva a tua fé”, o governador do Amapá, Waldez Góes, também refletiu sobre a mensagem: “Diariamente somos abastecidos de muitas informações. Por isso, devemos filtrar tudo aquilo que prejudica a família. Devemos ter sempre em São José, nosso padroeiro, o exemplo do carpinteiro, do trabalhador, do bom marido, do pai protetor”.

Peregrinações

Simbolicamente, a peregrinação, que faz parte da programação religiosa, representa o duro caminho percorrido por José ao aceitar ser o pai humano do Filho de Deus. Ele teve que viajar com Maria para Belém, onde nasceu Jesus, e em seguida, exilou para o Egito em fuga a Herodes, que pretendia matar o Filho de Deus. Depois, retornou com a família para o pobre vilarejo de Nazaré.

Por conta deste simbolismo, a programação em alusão ao Dia de São José abrange a peregrinação, que este ano segue até o dia 9, quando a imagem retorna para a Igreja São José, no Centro. Até lá, o símbolo religioso passará por diversas entidades públicas, privadas e religiosas, além de residências de devotos. Ainda nesta quinta-feira, a imagem foi recebida por servidores da Defensoria Pública (Defenap) e Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Na sexta-feira, 3, será a vez do Palácio Laurindo Banha, sede da Prefeitura de Macapá, Câmara de Vereadores e Guarda Municipal. No sábado, 4, a imagem chega até o Hospital São Camilo. Na segunda-feira, 6, a peregrinação continua no Colégio Equipe e Faculdade Uninter. Na terça-feira, 7, será a vez do Ministério Público Estadual, Polícia Militar e Abrigo São José.

No dia 8, a imagem passa pelo Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) e Pronto Atendimento Infantil (PAI). A peregrinação finaliza na quinta-feira, 9, com visitas ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Corpo de Bombeiros, Hospital de Emergência, Colégio Santa Bartolomea Capitanio, em seguida a imagem retorna para a Igreja (Matriz) São José.

Créditos:

Marcelo Loureiro