terça, 02 de março de 2021 - 16:27h
Caesa e Funasa alinham estratégias para conclusão de obras de saneamento no Amapá
Planejamento foi tratado durante a primeira visita institucional superintendente da Funasa no Amapá à Caesa.
Foto: Camila Ramos
Dois dos projetos discutidos entre os gestores foram os de universalização da distribuição de água em Oiapoque e Laranjal do Jari.

As obras que permitirão avanços na distribuição de água e saneamento desenvolvidas pelo Governo do Amapá, em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), foram tratadas em um encontro entre representantes das instituições nesta terça-feira, 2. Um planejamento foi traçado para aceleração dos projetos já em andamento e a reativação de obras em todo o estado.

A reunião entre os gestores da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Valdinei Amanajás, e o superintendente da Funasa/AP, Clodoaldo Monteiro - juntamente com suas equipes técnicas - também consolidou a parceria entre as instituições, sendo a primeira visita oficial do superintendente que foi empossado durante o período de quarentena, em 2020.

Dois dos projetos mais amplos discutidos foram os de universalização da distribuição de água em Oiapoque e Laranjal do Jari, que serão desenvolvidos pelas prefeituras com recursos da Funasa e o apoio técnico da Caesa na elaboração do projeto executivo.

Nas comunidades rurais espalhadas pelo estado, uma força-tarefa conjunta composta por equipes da Funasa e Caesa trabalharão na reativação de projetos como os de distribuição de água nas comunidades como São Pedro dos Bois e Ambé, em Macapá, e na sede de alguns municípios como Ferreira Gomes e Porto Grande.

“Poder contar e colaborar com uma entidade tão forte e eficiente como a Funasa é um privilégio para a Caesa, pois assim podemos alcançar ainda mais amapaenses com qualidade de vida, saúde e bem estar econômico e social por meio de saneamento e água tratada, e este é o objetivo do Governo do Amapá, por meio deste órgão”, salientou o diretor presidente da Caesa, Valdinei Amanajás.