Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 01 de novembro de 2016 - 12:50h
Hemoap recebe doações de sangue durante ponto facultativo
Instituto corria risco de ficar sem plaquetas caso não abrisse nesta terça-feira
Por:
Foto: Marcio Pinheiro
Em média, são realizadas 70 doações por dia e uma bolsa de 450ml de sangue coletado é capaz de ajudar até quatro pessoas

Durante a manhã desta terça-feira, 1, ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), abriu para recebeu doações de sangue e manter o estoque durante o feriado.

“Durante esses feriados prolongados o nosso estoque cai e há necessidade de mantermos o estoque. Nós também precisamos manter a reposição de plaquetas, que são usadas, principalmente, nos quadros hemorrágicos. Apesar de a demanda não ser tão grande como nos dias comuns, nós precisamos estar em funcionamento para atender os que vierem”, ressaltou Sávio Guerreiro, diretor do Hemoap.

O Instituto é responsável pela captação, armazenamento e distribuição do sangue para os pacientes das unidades hospitalares públicas e privadas do Estado. Cerca de 80% da demanda arrecadada no Hemoap é destinada ao Hospital de Emergência, por ser a porta de entrada para praticamente todas as intercorrências de urgência.

Em média, são realizadas 70 doações por dia e uma bolsa de 450ml de sangue coletado é capaz de ajudar até quatro pessoas. Os tipos de sangue mais necessários são o O+, por ser o mais comum e o O-, por ser universal.

Para o policial militar Marcos Aurélio, esse ato solidário é muito importante. “Sou doador desde 2013. Acho importante porque hoje são outras pessoas que precisam, mas amanhã pode ser eu”, pontuou.

Quem pode doar sangue e plaquetas

Toda pessoa saudável, com mais de 50 kg, entre 16 e 69 anos de idade, pode doar sangue. Menores de 18 anos, com autorização dos responsáveis e maiores de 70, se forem doadores assíduos. O doador precisa estar descansado e alimentado. Antes de doar, a pessoa passa pela triagem clínica, onde é feito um questionário sobre a saúde e a vida para tentar identificar todo o fator que o deixa inapto temporariamente.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar por um período, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, e mulheres até três. Já as plaquetas podem ser doadas até 24 vezes por ano.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá