Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 01 de novembro de 2016 - 19:39h
Estudantes da rede estadual participam de aulão preparatório para o Enem
Mais de mil estudantes lotaram o Teatro das Bacabeiras nesta terça-feira, 1º de novembro, para a revisão promovida pela Seed.
Por:
Foto: Alex Silveira
Revisão durou cerca de seis horas e faz parte do projeto da Seed para melhorar o desempenho dos estudantes no Enem

Faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes da rede estadual de ensino público, tiveram a oportunidade de revisar os principais conteúdos que serão aplicados nas provas que acontecem no próximo sábado e domingo. Mais de mil estudantes lotaram o Teatro das Bacabeiras nesta terça-feira, 1º de novembro, para o “aulão II” gratuito, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Além de revisar disciplinas como matemática, ciências da natureza, ciências biológicas, espanhol e redação, durante seis horas, os alunos também receberam dicas, orientações e participaram de dinâmicas e mensagens motivacionais. A abertura foi comandada por uma banda gospel de Macapá.

Para a estudante Dainara Costa, 17 anos, aluna da Escola Estadual Maria do Carmo, o “aulão” é uma boa oportunidade nessa reta final de estudos. “Além de revisarmos o material, o aulão nos deixa mais seguros e tranquilos para a prova”.

A mesma opinião é compartilhada pela estudante Letícia dos Santos, 17, aluna da Escola Estadual José Firmo. Ela afirma que durante os últimos meses, manteve um ritmo intenso de estudo e, apesar da ansiedade para a prova, está confiante no resultado.

A iniciativa faz parte do “Projeto Enem Itinerante: Todos a Caminho do Sucesso”, desenvolvido pela secretaria, através do Núcleo de Ensino Médio (NEM). O primeiro “aulão” aconteceu no dia 10 de outubro.

O programa, que teve início em maio deste ano, busca melhorar o desempenho no Enem, além de aumentar os índices educacionais. O projeto ainda contou com uma série de ações e orientações com características diversificadas, algumas estratégias como: palestras, oficinas, pesquisas avaliativas, reuniões, “aulões”, além da plataforma “Hora do Enem”, disponibilizada pelo Ministério da Educação.

Segundo a gerente de núcleo do Ensino Médio da Seed, Sara Ribeiro, o projeto tem a preocupação de oferecer um apoio educacional e motivacional aos estudantes, levando em consideração que Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior. “É gratificante ver o teatro lotado às vésperas da prova. Uma oportunidade dos nossos estudantes revisarem os principais pontos e também de deixá-los confiantes”. 

A nota do Enem é utilizada para o ingresso na maioria das universidades públicas do país e também é usado como requisito para acesso a bolsas parciais ou integrais em instituições particulares de Ensino Superior.

Exame

As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro. Os portões de acesso serão abertos às 11h e fechados às 12h, no horário do Amapá. Após o fechamento dos portões, os participantes deverão aguardar em sala de provas até que seja autorizado o seu início, às 12h30min, após procedimentos de verificação de segurança.

Para realizar as provas do Enem, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. De acordo com o edital do Enem, os candidatos só podem levar consigo canetas de tinta preta para realizar a prova. Elas também precisam ter o corpo transparente, para que o fiscal possa enxergar o interior da caneta.

Participantes que tiverem dúvidas sobre a prova podem acionar a Central de Atendimento do Inep pelo telefone 0800-616161. O atendimento por telefone tem funcionamento diário, entre 8h e 20h. O órgão indica que, antes de procurar o atendimento telefônico, o participante verifique se a questão não está já esclarecida no site do Enem: enem.inep.gov.br.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá