terça, 01 de outubro de 2019 - 11:21h
“Foi a realização de um sonho”, diz empreendedora, sobre financiamento da Afap
Ela vende roupas no mercado de Oiapoque e havia perdido tudo no incêndio que atingiu o local em 2018.
Foto: Emília Borges
Tathiany Aviz, empreendedora de Oiapoque financiada pela Afap

A empreendedora Tathiany Aviz, 36 anos, não teve tempo de lamentar as perdas no início de março de 2018, quando sua loja foi consumida pelo incêndio que destruiu 15 boxes do Mercado Municipal de Oiapoque.

“Eu olhei aquilo e pensei: vou conseguir tudo de novo”, conta a empreendedora, que no dia seguinte à tragédia abriu uma mala cheia de roupas em frente ao mesmo mercado, ainda em destroços, e passou a vender na calçada.

Ela conta que não se deixou abater com o acontecido. Com a venda das últimas peças Tathiany começou também a produzir e comercializar lanches. O pequeno lucro pagou algumas despesas, mas a empresária necessitava de mais recursos para reerguer seu negócio. Foi quando conheceu, na Agência de Fomento do Amapá (Afap), a oportunidade para financiar seu empreendimento.

“Em pouco tempo melhorei quatro vezes o que era meu negócio. A Afap me ajudou muito. Antes eu comprava de atravessador; agora eu vou direto à fábrica. A Afap, na minha vida, foi a realização de um sonho”, festeja a empreendedora, que já pensa em ampliar os negócios e abrir outra loja.

Tragédias e recomeços

Tathiany Aviz trabalhava sozinha no seu pequeno empreendimento antes do incêndio e de conhecer a Afap. Agora ela gera emprego - contratou uma funcionária - e considera seu espaço pequeno para o volume atual do negócio. Qual o segredo do sucesso? Ela mesma revela: persistência, coragem, foco. O resultado disso é que em menos de dois anos Tathiany recuperou o que havia perdido na tragédia e ampliou os negócios.

No mesmo dia da tragédia (8 de março de 2018) que consumiu parcialmente o Mercado Municipal de Oiapoque o governador Waldez Góes enviou uma equipe para atender às vítimas. A Afap integrou a equipe e ofertou aos empreendedores atingidos a possibilidade de financiamento pela instituição. Em quatro meses os boxes estavam reconstruídos e entregues aos seus respectivos donos. A Agência de Fomento financiou cerca de R$ 190 mil para que os empreendedores recomeçassem seus negócios.

Serviço

A Afap tem um posto de atendimento no Super Fácil de Oiapoque, situado na Rua Barão do Rio Branco, 160, Centro (térreo do Museu Kuahí).