Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 25 de julho de 2016 - 10:58h
Festa de São Tiago: Espera de motoristas para atravessar na balsa cai para 8 minutos
Segundo cálculos da equipe da Setrap, até às 9 horas desta segunda-feira, cerca de mil veículos se deslocaram na direção do município de Mazagão.
Por:
Das balsas disponíveis, três tem capacidade para oito veículos de pequeno porte e uma maior pode transportar até 15 veículos.

Desde as 4 horas desta segunda-feira, 25, quatro balsas operam no Rio Matapi, fazendo a travessia da população que se desloca até a Vila de Mazagão Velho, para a Festa de São Tiago. A medida praticamente eliminou a espera dos motoristas, que aguardam cerca de oito minutos para seguir viagem na embarcação.

Segundo cálculos da equipe da Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), que está no local para monitorar e controlar o fluxo, até às 9 horas desta segunda-feira, cerca de mil veículos se deslocaram na direção do município de Mazagão.

Segundo Stephan Pontes, assessor técnico da Setrap, durante a semana, a média de espera é de 28 minutos. “Com a estrutura que criamos para a Festa de São Tiago, conseguimos reduzir esse tempo em oito minutos. O reforço é para minimizar possíveis transtornos para a população”, explicou.

Das balsas disponíveis, três tem capacidade para oito veículos de pequeno porte e uma maior pode transportar até 15 veículos. As embarcações ficarão operando durante todo o dia, já aguardando o fluxo de volta, no final da tarde, que deve ser maior e mais intenso.

 

A festa
A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá