terça, 26 de julho de 2016 - 11:46h
Ex-cavaleiro de 84 anos recebe homenagem durante a Festa de São Tiago
Jorge Silva não se conteve. “É uma honra ser lembrado e, mais uma vez, estar junto de meus amigos e ajudá-los”.
Seu Jorge Silva participou da Festa de São Tiago por pelo menos 60 anos.

Aos 84 anos de idade, seu Jorge Silva participou da Festa de São Tiago por pelo menos 60 anos. Hoje, é uma das milhares de pessoas que ficam na beira da rua Senador Flexa aguardando a passagem das imagens de São Tiago e São Jorge pelas ruas de Mazagão Velho, no dia 25 de julho.

Mas, este ano, não ficou só olhando. Recebeu uma homenagem surpresa da Cavalaria de São Tiago. Recebeu o chapéu do chefe dos mouros, Francisco Canindé Jacarandá, como forma de mostrar a importância da contribuição de seu Jorge para a existência da festividade.

Jorge Silva não se conteve. Pediu à filha que pegasse seu velho uniforme branco da tropa cristã e saiu acompanhando a tropa aliada. “É uma honra ser lembrado e, mais uma vez, estar junto de meus amigos e ajudá-los”, emocionou-se.

A homenagem emocionou também o filho José Hosana Silva, que é um dos narradores da festa. Foi às lágrimas ao saber que o pai estava mais uma vez com a indumentária na encenação da batalha entre mouros e cristãos. “O seu Jorge tem um legado dentro dessa festa. Que bom que esse reconhecimento veio, enquanto ele ainda está conosco”, disse Hosana.

Cultura, fé e tradição

Uma das maiores manifestações culturais do Amapá, a Festa de São Tiago é tradição que completa 239 anos – é realizada desde 1777, com ponto alto nos dias 24 e 25 de julho. Foi trazida da África com os primeiros habitantes de Mazagão Velho, que vieram para a Amazônia depois que uma colônia portuguesa no Marrocos foi desativada e transferida para o Amapá.

A festividade mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Mazagão.