Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 25 de julho de 2016 - 10:52h
Empreendedores apostam em boas vendas durante a festividade de São Tiago
São 160 empreendedores distribuídos no balneário do rio Mutuacá e ao longo da Rua Senador Flexa
Por:
Alguns trabalhadores foram financiados pela Agência de Fomentos do Amapá.

Além de um momento de cultura e religiosidade, a Festa de São Tiago é uma oportunidade para os empreendedores aumentarem as vendas. São 160 trabalhadores cadastrados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) que oferecem produtos variados na 239ª edição da festividade.

A empreendedora Jandira Rocha vende sorvete e está desde o início da festa, no dia 16 deste mês. De acordo com ela, as vendas tiveram aumento considerado desde sábado. “Acredito que devido ao feriado prolongado as pessoas decidiram vir antes do dia 25 e estou confiante que o meu faturamento será excelente este ano”, disse ela.

Roupas, óculos, bijuterias, artesanato, culinária, tudo isso o visitante encontrará nos espaços montados pela Sete. Foram 20 boxes na praça de alimentação e 15 para artesanato e os cadastros de ambulantes feitos pela prefeitura. Todos os empreendedores passaram por capacitação de boas práticas e atendimento ao público. “Tivemos o cuidado de orientar esses empreendedores para que possam receber bem os visitantes e ofertar um produto de qualidade”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Alex Pereira.

Alguns trabalhadores foram financiados pela Agência de Fomentos do Amapá (Afap), entre eles, o agricultor Raimundo da Cunha. No período da festa ele transforma a casa que fica em frente ao balneário, em um estabelecimento comercial para vendas de bebidas e comidas. Com o cheque da linha de crédito Amapá Solidário (Amasol), o agricultor adquiriu os produtos para comercialização no grupo econômico solidário que ele montou com a família.

Para Cunha, é uma oportunidade para melhorar o faturamento da família e garante que quem for ao local será bem recebido. “Temos um peixe frito na hora e quem estiver em Mazagão Velho, pode nos visitar que será bem recebido”, disse.

Para aqueles que querem amenizar os efeitos do calor, a empreendedora Lila Pacheco tem a solução. Ela diz que o chapéu é um artigo necessário para quem pretende acompanhar a festividade. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 30.  “Tem que se proteger do sol para aproveitar mais a festa”, afirmou.

Esta é a segunda vez que a vendedora trabalha na festividade e decidiu vir novamente pela organização. “Gostei bastante dos espaços disponibilizados pelo Governo do Estado. Estamos organizados e também recebemos capacitações para melhorar as vendas”, informou.

A estudante Jéssica Lima, está visitando a vila pela primeira vez e aprovou o evento. “Estou gostando, tem muita opção de artesanato e de comida”, comentou.

A programação da Festa de São Tiago, segue nesta segunda-feira, 25, com a saída do arauto convidando as figuras para o círio e missa.

 

A festa
A festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizada desde 1777, na vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá