Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 01 de agosto de 2020 - 15:47h
Agosto deve ter diminuição de chuvas e aumento na temperatura, aponta meteorologia
A estimativa é de até 100 milímetros de precipitações durante o mês em todo o estado
Por:
Foto: Arquivo Secom
Amapá está saindo do período chuvoso e entrando no período de estiagem.

Os amapaenses devem aguardar diminuição das chuvas e aumento da temperatura para o mês de agosto. É o que aponta o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (NHMET/Iepa). A estimativa é de até 100 milímetros de precipitações durante o mês em todo o estado, porém, deve chover de 50 a 60% disso. 

Segundo o meteorologista e coordenador da Sala de Situação do Amapá (SSAP/NHMET), Jefferson Vilhena, o Amapá está saindo do período chuvoso e entrando no período de estiagem. Ele  acrescentou que é neste período que se começa a observar os focos de incêndio no estado. 

"Começamos a fazer esse monitoramento mais ostensivo nos focos de incêndio que aparecem devido à falta de chuva e aumento da temperatura", detalhou. 

O meteorologista ressalta que, como vai chover menos, a tendência é o registro de temperaturas mais altas ao longo do mês, e este aumento deve ser estender até outubro. 

"Os amapaenses vão observar, a cada dia que passa, uma temperatura cada vez mais alta. Em um dia de julho, registramos 34°C. A estimativa é que possamos registrar 36°C em setembro", frisou. 

Julho 

No mês de julho, o NHMet registrou aproximadamente 145 milímetros de chuvas, que segundo o órgão, ficou dentro da média de precipitações esperadas para o período, que era de 180 milímetros. 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá