segunda, 01 de julho de 2019 - 13:00h
Terminal Rodoviário de Macapá terá veículos extras durante as férias escolares
Nesse período, a procura por viagens intermunicipais aumenta de forma significativa, segundo a Setrap; destinos mais procurados são Laranjal do Jari e Oiapoque.
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Veículos extras serão disponibilizados conforme o aumento na venda de bilhetes

As empresas que realizam viagens intermunicipais, com saída do Terminal Rodoviário de Macapá, irão dispor de ônibus reservas para atender à demanda crescente de passageiros durante as férias escolares. A medida atende a uma solicitação da Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap).

Normalmente, as empresas disponibilizam 62 veículos diariamente parar atender os 16 municípios e mais de 90 comunidades, em viagens que variam de R$ 6 (para a comunidade de São Tomé) a R$ 135 (para Oiapoque). Segundo o diretor de Transporte, Andrey Rego, esse número pode aumentar durante períodos atípicos - como as férias -, caso os bilhetes para os horários já disponíveis se esgotem.

“Ainda não podemos prever quantos veículos a mais, cada empresa irá dispor ou o percentual de aumento no número de passageiros, pois tudo depende da demanda. Mas qualquer município e destino, que apresentar crescimento na procura por passagens, terá ônibus disponível para suprir a necessidade”, confirmou Andrey Rego.

Além dos ajustes para o mês de julho, o terminal passa, desde setembro de 2018, por uma reforma geral, visando o melhor serviço e atendimento do transporte intermunicipal. No momento, os blocos de venda onde dezenas de empreendedores atuam, estão sendo reformados. A expectativa é de que, até setembro de 2020, o espaço esteja totalmente revitalizado, com um investimento total de R$ 2,4 milhões.

A empresa responsável pela reforma do local também já fechou o estacionamento e reduziu o espaço da pista de embarque e desembarque na entrada do terminal, com o objetivo de evitar a permanência de transporte clandestino. Além disso, toda a cobertura metálica e a claraboia (abertura no alto das edificações que permite a iluminação natural) foram substituídas.