segunda, 01 de julho de 2019 - 16:31h
Defesa Social da Sejusp realiza 8,4 milhões de atendimentos em 13 anos
GTA, Ciodes e Segurança Comunitária foram responsáveis por atender a população em transporte aéreo, chamadas de emergência e capacitações.
Foto: GTA/Sejusp
Aspecto de um atendimento do GTA em aldeia da região do Parque Tumucumaque

Neste domingo, 30 de junho, três unidades operacionais de defesa social, da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), completaram 13 anos de atividades: o Grupo Tático Aéreo (GTA), o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) e a Coordenadoria de Segurança Comunitária (CSC). Juntos, esses três órgãos realizaram mais de 8,4 milhões de atendimentos nesse período.

Criados por iniciativa do governador Waldez Góes, através de Decreto em 2006, o GTA, o Ciodes e a CSC estão submetidos à gestão da segurança pública e defesa social da Sejusp.

GTA

Desde a criação do GTA, ele ficou quatro anos parado (2011-2014) por falta de aeronave. Com 9 anos de atividades (2006-2010 e 2015-2019), foram contabilizados 4.378 atendimentos sendo 165 apenas este ano. Foram ações de patrulhamento aéreo, missões de resgate e salvamento, translado, treinamentos, dentre outras. Desde que começou a operar em dezembro de 2015, quando o governo conseguiu comprar a aeronave, o helicóptero voou por 1.230 horas para as referidas ações em atendimento à população.

“Nossa missão é contribuir prestando um serviço de excelência, visando à satisfação da população, planejando e executando nossas atividades com os recursos disponíveis”, disse o coordenador do GTA, comandante Ajaje Rachid Neto.

Ciodes

O Centro Integrado de Operações de Defesa Social é o órgão com o maior número de atendimentos, até por sua natureza de chamadas de urgência e emergência e, por ser o único órgão a integrar todas as instituições da segurança pública para atender ao chamado população. Foram 8 milhões em 13 anos. No primeiro semestre de 2019, os números de atendimentos já somam 46.284, uma média anual de 616 mil atendimentos, sendo 92 mil mensais e 3 mil diários.

Além dos registros e despachos de chamadas pelos números 190 e 193, o Ciodes mantém diversos projetos sociais, como o “Tatame da Cidadania”, “Alôzinho” (que combate trotes telefônicos, cuida da prevenção ao bulliyng, feminicídio e combate às drogas), “Projeto Acolher” de prevenção do suicídio e “Boleiros do Amanhã”, que funciona como escolinha de futebol.

“O Ciodes é o setor emergencial da segurança pública. Nossos servidores estão muito bem treinados e qualificados. Oferecemos aquilo que a segurança pública pode e deve proporcionar ao cidadão”, evidenciou o coordenador do Ciodes, Paulo César Martins, que também é delegado de Polícia Civil.

Em maio deste ano, por exemplo, os atendentes do Ciodes foram capacitados sobre como abordar e encaminhar os casos de usuários que ligam para o 190 ou 193 em busca de socorro querendo tirar a própria vida – uma novidade que se tornou recorrente nos últimos meses.

CSC

Por sua vez, a Coordenadoria de Segurança Comunitária realizou mais de 60 cursos nesse período de 13 anos. A CCS também executa programas sociais e educativos envolvendo escolas e outros setores da sociedade.

“Destacamos os projetos Escola Sem Drogas e Escola Sem Violência, implantado em 2015 e até hoje em atividade. Foram mais de 6 mil alunos beneficiados. Tudo isso em parceria com escolas públicas e particulares”, pontuou a coordenadora de Segurança Comunitária da Sejusp, major PM RR Marizete Magalhães.