Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 01 de junho de 2022 - 18:05h
Reabilitação pós-covid: Tratamento ajuda a eliminar sequelas
Doenças neurológicas, endócrinas e metabólicas estão entre as principais sequelas.
Por:
Foto: Lucas Mota
Novo Centro de Reabilitação Pós-Covid do Amapá.

A covid-19 segue sendo uma preocupação, principalmente para pessoas que foram infectadas e continuaram com efeitos da doença em seu corpo. Dessa forma, o Governo do Estado prepara para 2022, a inauguração do Restaurar – Centro de Reabilitação Pós-Covid, que fica na Odilardo Silva, nº 1303, no Centro de Macapá. 

O técnico em planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sávio Sarquis, explica como funcionará a equipe que vai trabalhar no Centro.

“Nós temos clínico geral, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Todos esses atendimentos serão exclusivamente para pacientes com sequelas da covid-19, que poderão ser encaminhados por outros médicos, ou irem até o local por demanda espontânea”, afirmou Sávio.

A pessoa que contraiu a doença possui, dentre os principais sintomas, dores articulares, fadiga, falta de ar, disfunções cognitivas ou psiquiátricas. A médica e secretária de enfrentamento à covid-19, Maracy Andrade, destaca que a alimentação, aliada ao acompanhamento médico, pode ser um grande trunfo para vencer os efeitos da doença.

“O que nós médicos recomendamos é um atendimento multidisciplinar, para se alimentar bem e fazer um acompanhamento para reposição das vitaminas, além disso, há necessidade da fisioterapia, para dentre outras coisas, conseguir a reexpansão do pulmão”, informou a secretária.

O Centro Pós-Covid oferta, além da reabilitação:

  • Serviços ambulatoriais;
  • Terapia;
  • Nutricionista;
  • Psicólogos;
  • Fonoaudiólogos,
  • Assistente social.

O espaço fica em um prédio da Sesa, no Centro de Macapá.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá