quinta, 17 de dezembro de 2015 - 14:59h
Maquinários auxiliarão produtores de Oiapoque no aumento da produção de mandioca
Nesta quinta-feira, 17, o Governo do Amapá entregou maquinários agrícolas para a Prefeitura de Oiapoque e um veículo que auxiliará o Escritório Local do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap). Com os equipamentos, 711 famílias serão beneficiadas e poderão aumentar ou iniciar a produção de mandioca na região.

Foram entregues duas grades aradoras, uma niveladora e uma plantadeira de mandioca, que serão utilizados para mecanizar o cultivo, preparação do solo e plantio do produto. “Estamos oferecendo ao trabalhador tecnologia para implantar na sua propriedade, melhorando os ramais e proporcionando alternativas de comercialização”, ponderou o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes.

O evento, que aconteceu em frente à prefeitura de Oiapoque, faz parte da agenda da caravana governamental que está na cidade para entrega e acompanhamento de obras.  Os maquinários atendem à demanda da comunidade que demonstra interesse em expandir o cultivo da mandioca. Com os novos equipamentos é possível que um produtor faça o plantio de cinco hectares por dia. Para realizar o mesmo serviço feito tradicionalmente seria preciso uma semana

Para ter acesso aos equipamentos o agricultor deverá manifestar interesse dentro do colegiado que levará as demandas para traçar um plano de trabalho para contemplar todos os produtores que querem trabalhar com o cultivo da mandioca. “Será montado um cronograma de uso para que todos possam ser atendidos. Além disso, os produtores podem utilizar o financiamento do Fundo Rural do Amapá para adquirir insumos e melhorar o plantio”, explicou o Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Hélio Dantas.

Além dos equipamentos, o governo do Estado do Amapá também entregou uma pick-up para o Escritório Local do Rurap, que atualmente atende 711 famílias. O veículo foi adquirido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. "Esperamos mais parcerias e que o GEA continue trabalhando conosco para atender o produtor", afirmou o delegado do MDA, Roni Mayer.

Para o engenheiro agrônomo Wescley Mendes, o veículo ajudará no atendimento a essas famílias. “Precisamos nos deslocar muito e esse veículo chegou para ajudar e contribuir com desempenho da nossa atividade que é prestar assistência para essas famílias”, disse.

"Agradecemos a parceria e todo o apoio que o governo tem dado ao nosso município", afirmou o prefeito do município, Miguel Caetano.

Governo em Ação

Uma comitiva do GEA está no município de Oiapoque acompanhando o andamento de obras. Pela manhã o governador do Estado inaugurou o Alojamento Aberto da Aldeia do Manga. No turno da tarde anunciou o Plano de Mobilidade Urbana de Oiapoque que contemplará o município com 17km de asfalto. “Melhoramos a BR, fizemos manutenção dos trechos que possuíam atoleiros e erosão. Revitalizamos as pontes e vamos continuar trabalhando para organizar toda a cidade de Oiapoque”, declarou o governador Waldez Góes.