Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 01 de fevereiro de 2019 - 17:09h
'Exposição Esquinas e Memórias' contrasta antes e depois de cenas urbanas de Macapá
Lançamento ocorreu nesta sexta-feira, 1º, como parte da programação do Governo do Amapá em homenagem aos 261 anos da capital.
Por:
Foto: Philippe Gomes/Secom
São fotografias do século XIX e das décadas de 1940, 50, 60 e 70 expostos em 10 esquinas da cidade

Foi aberta nesta sexta-feira, 1º, a 'Exposição Esquinas e Memórias' concebida para mostrar cenas antigas da cidade de Macapá fazendo um contraste com o atual aspecto dos lugares retratados. São fotografias do século XIX e das décadas de 1940, 50, 60 e 70. De 20 imagens, 10 foram expostas em esquinas da capital; mas, as 20 fotos farão parte de uma exposição itinerante começando pela Fortaleza de São José, como parte da programação do Governo do Amapá em homenagem aos 261 anos de Macapá, celebrados no dia 4 de fevereiro.

Ao ser aberta ao público, a exposição logo atraiu a curiosidade de quem visitava a fortificação - que teve como consequência mais marcante, a criação da Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense.

Foi o caso de um grupo de amigos que veio do estado da Paraíba e, que está na cidade para prestar um concurso público neste fim de semana. “Já tínhamos ouvido falar de Macapá por outros amigos que temos e, que já moram aqui há mais tempo. Realmente, é uma cidade encantadora”, observou Gabriela Nóbrega.

Atento ao que contava o guia de turismo da Fortaleza de São José sobre o monumento, o autônomo Jamerson de Araújo se impressionou com as histórias relatadas sobre o local. “Tudo sobre este lugar me impressionou. Essas histórias são de uma riqueza fantástica que nos deixa encantado”, confessou.

O grupo de amigos ficou de visitar os outros pontos da cidade aonde foram colocadas as fotos que mostram locais antigos, de como era e, de como está agora. Entre os lugares estão a Igreja Matriz de São José, o antigo Fórum de Macapá (hoje, sede da Ordem dos Advogados do Brasil), a Praça Veiga Cabral, o Museu Joaquim Caetano da Silva (antiga Intendência de Macapá) e o Monumento do Marco Zero do Equador.

A partir do dia 5 de fevereiro, a 'Exposição Esquinas e Memórias' sai da Fortaleza e irá para os supermercados e shoppings centers. Em todos os lugares onde será colocada a exposição itinerante, um ambiente é preparado para que o expectador se sinta dentro da foto exposta, para registros pessoais.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins/Secom

Philippe Gomes/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá