quinta, 31 de agosto de 2017 - 14:23h
Reunião nivela informações sobre ferramenta de gestão e controle de patrimônio do Estado
Até o fim do ano, 49 órgãos do Estado devem alimentar por completo os módulos Almoxarifado e Patrimônio, do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA).
Foto: Maksuel Martins
Gestores de Almoxarifado e Patrimônio dos órgãos de governo puderam compartilhar suas experiências e sanar dúvidas

Com o intuito de garantir celeridade e controle no gerenciamento dos materiais de consumo e permanentes do Estado, o Governo do Amapá segue, desde o mês de março, com a implantação dos módulos Almoxarifado e Patrimônio do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga).

Uma reunião técnica, nesta quinta-feira, 31, no auditório da Escola de Administração Pública (EAP), possibilitou o nivelamento acerca dos avanços e do que ainda precisa conquistar, quanto à adesão das ferramentas por 49 órgãos do Estado. Os gestores de Almoxarifado e Patrimônio dos órgãos de governo puderam compartilhar suas experiências e sanar dúvidas.

Ainda no mês de março, todos os servidores diretamente ligados a esses departamentos foram capacitados sobre o uso dos módulos. Segundo informações da Secretaria de Estado da Administração (Sead), 29 órgãos já avançaram e estão implantando o uso da ferramenta nos setores afins.

Desses, destacam-se a Agência de Fomento do Amapá (Afap), a Polícia Militar do Amapá (PMAP) e o Corpo de Bombeiros do Amapá (CBMAP), que está com 100% de seus itens de Almoxarifado e de Patrimônio inclusos no sistema.

A assistente administrativa do Almoxarifado Geral do CBMAP, soldado Caroline Souza, compartilhou com os presentes os benefícios que o uso dos módulos possibilitaram à corporação.

Segundo ela, os controles da corporação no âmbito do Almoxarifado eram feitos de forma manual ou com a inclusão de dados em um sistema próprio, pouco desenvolvido e que não facilitava muito o trabalho. “Agora conseguimos ter um controle maior das necessidades dos nossos departamentos, do nosso estoque, de onde estão alocados os nossos bens. O trabalho ficou bem mais ágil, padronizado e confiável”, destacou.

Os dados da Sead apontam, também, que a Polícia Militar do Amapá já incluiu mais de 20,4 mil itens no módulo Patrimônio, estando com 80% da adesão ao sistema, nesse sentido, concluído.

O diretor do Departamento de Serviços Gerais da Secretaria de Administração - que gerencia o sistema - Joseman Pereira, ressaltou que encontros como esse servem para compartilhar os resultados obtidos e incentivar os demais órgãos que ainda não aderiram aos módulos a fazê-lo.

“Até novembro todos os órgãos diretos do Estado devem estar com 100% de adesão ao módulo Almoxarifado, e até dezembro, ao módulo Patrimônio. Pois a partir de então, o gerenciamento destes bens pelo sistema será obrigatório”, frisou.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Sead, Regina Duarte, ressaltou que o Siga é um sistema inovador na administração estadual e que “assim que consolidados estes módulos em todos os órgãos, teremos celeridade e o controle reais no âmbito do gerenciamento de patrimônio público, somados ao módulo Compras, que por sua vez é gerenciado pela Procuradoria do Estado”,  e complementou que uma comissão foi montada na Sead para tratar especificamente do Siga e dar todo auxílio necessário aos demais órgãos de Estado.