Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 15 de janeiro de 2016 - 11:14h
Trabalhadores qualificados pelo Governo recebem certificados
A qualificação gratuita é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo e Secretaria de Estado da Educação.
Por: João Clésio
Diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente, nada melhor do que estar bem preparado para disputar uma vaga. Com este propósito, 93 trabalhadores da Zona Norte e Central de Macapá receberam, recentemente, certificados pela participação nos cursos de Operador de Caixa, Auxiliar de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Francês Básico e Vendedor.

A qualificação gratuita é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e Secretaria de Estado da Educação (Seed). O treinamento de 160 horas foi no período de 19 de outubro a 16 de dezembro de 2015.

Para facilitar o acesso dos trabalhadores aos cursos, ele foi dividido em dois polos. Um na Escola Estadual Maria Neuza do Carmo, no bairro Jardim Felicidade, e outro na Escola Estadual Tiradentes, no bairro Santa Rita.

“Tínhamos uma demanda de cursos e precisávamos colocar em prática. Procuramos a Seed, que prontamente nos atendeu. Coube à Secretaria de Trabalho dar apoio às inscrições através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), monitorar e fazer a supervisão dos cursos. O objetivo do Governo do Estado foi alcançado, pois quase 100 trabalhadores têm agora uma profissão ou ampliaram as chances de concorrer a um emprego”, analisou o coordenador de Trabalho da Sete, Paulo Brito.

No ano passado, a Sete fechou parcerias com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sest/Senat, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Secretaria de Estado da Educação (Seed) para qualificar a população. E o resultado bastante foi positivo. A medida permitiu que 681 trabalhadores tivessem a oportunidade de participar dos cursos de Atendimento ao Público; Formação de Motoristas de Transporte de Cargas e Pessoas; Higiene e Manipulação de Alimentos; Mulheres Empreendedoras; Empreendedorismo; Porteiro e Vigilante; Operador de Computador; Operador de Caixa; Auxiliar de Recursos Humanos; Auxiliar Administrativo; Francês Básico e Técnicas de Venda.

“Nosso planejamento para 2016 está em fase de elaboração. A proposta é ampliar as parcerias e qualificar um número ainda maior de trabalhadores para que possam conseguir o tão sonhado emprego”, finalizou Marciane Santo, secretária de Sete.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá