Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 20 de janeiro de 2016 - 10:10h
Teatro das Bacabeiras recebeu público de 92 mil em 2015
Os dados foram somados do público presente desde março do ano passado nos 221 eventos realizados.
Por:
Em 2015, o Teatro das Bacabeiras recebeu um público total de 92.299 frequentadores. Os dados foram somados do público presente desde março do ano passado nos 221 eventos realizados. Além dos espetáculos, o teatro abriu as portas para oficinas e ensaio de grupos de dança, música e teatro.

Novembro foi o mês com maior público. Ao todo foram 15.291 comparecimentos à espetáculos teatrais, de danças e shows. Dos 221 eventos recebidos, 70 foram isentos. O mês que mais recebeu eventos foi outubro, quando 28, dos 31 dias, foram ocupados com apresentações.

Além disso, em 2015 foram ofertadas capacitações para os artistas amapaenses e oficinas para o cidadão que não é artista, mas tem interesse em seguir na área. Um exemplo é a oficina Verde de Composição, realizada em setembro do ano passado para incentivar a composição de trilhas sonoras.  Essas ações visam aproximar a população do Teatro da Bacabeiras. “Nosso objetivo é fazer com que o cidadão participe mais das ações do teatro e que o artista se aproprie desse espaço”, afirmou o gerente do local, Geovani Coelho.

 

Infraestrutura

O prédio recebeu manutenção, pois foi deixado completamente abandonado pela gestão anterior. O sistema de refrigeração foi trocado, apenas 5% das centrais de ar estavam funcionando. A sala de dança precisou ser interditada, pois não atendia às exigências do Corpo de Bombeiros e um outro espaço foi destinado aos ensaios. Foi inclusa a estrutura cênica com caixas de som, cabos e microfones, que estava em falta e realizada uma campanha contra a depredação externa, com o apoio de autônomos e flanelinhas do entorno.

Técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) fizeram levantamentos de todas as necessidades do teatro e, para este ano, uma reforma completa no local está sendo estudada.

 

Projetos

No primeiro ano de gerência, dois projetos foram executados: o “Cidadão Cênico” que objetiva capacitar profissionais para desenvolver atividades culturais, e o “Escadarias”, que consiste em apresentações na escada do teatro como forma de mostrar os trabalhos desenvolvidos dentro do Bacabeiras.

Os projetos obtiveram ótimos resultados e serão mantidos em 2016. Também será realizado o “I Festival Internacional de Teatro”, que visa reforçar as relações bilaterais entre Brasil e França e funcionar como um intercâmbio cultural.

Outro projeto para este ano é a inclusão de turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no teatro. Com isso, serão ofertados cursos técnicos da área cultural, para formar profissionais em diversos setores. “Esses projetos reafirmam o nosso compromisso para 2016, de oportunizar e profissionalizar as atividades culturais no Amapá”, explicou o gerente.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá