terça, 29 de agosto de 2017 - 14:46h
Jogos Escolares: atletas de 12 a 14 anos seguem para etapa nacional em setembro
Delegação do Amapá seguirá com 102 alunos/atletas de modalidades individuais e coletivas. Competição nacional ocorrerá em Curitiba/PR, entre 12 e 21 de setembro
Foto: Arquivo/Sedel
Edição dos Jogos Escolares deste ano reuniu mais de 6 mil estudantes, de 123 escolas públicas e privadas

Os Jogos Escolares 2017 iniciaram no mês de junho, promovido pelo Governo do Amapá, através da parceria entre as secretarias de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Educação (Seed). Este ano, mais de 6 mil alunos de 123 escolas públicas e privadas foram inscritos. As etapas municipais e estaduais da faixa etária de 12 a 14 anos já foram finalizadas e, agora, 102 alunos/atletas, classificados para a etapa nacional, preparam-se para embarcar com mais 23 pessoas da equipe técnica local para Curitiba/PR.

As modalidades olímpicas coletivas são: futsal, basquetebol, handebol e voleibol. As individuais contemplam ciclismo, badminton, vôlei de areia, atletismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez.

O chefe do Núcleo de Esporte e Rendimento da Sedel, Olivaldo Nunes, ressalta que os atletas amapaenses terão todo suporte necessário para que façam uma excelente atuação na etapa nacional. “Estamos agora preparando toda a documentação da delegação para que embarquem em 11 de setembro. Uma equipe formada por 17 técnicos e seis oficiais entre fisioterapeutas, jornalistas e chefe da delegação acompanharão os nossos atletas amapaenses na disputa”, pontuou, reforçando que a integração cultural desses adolescentes com atletas de outro Estado contribuirá de forma significativa para o seu desenvolvimento pessoal, esportivo e intelectual.

Municipal Macapá e Santana

Nesta terça-feira, 29, tiveram início as competições de modalidades coletivas nos municípios de Macapá e Santana, da faixa-etária de 15 a 17 anos, que seguem até o dia 4 de setembro. Os demais municípios já finalizaram suas competições.

Estadual

No período de 3 a 7 de outubro, as equipes de atletas, de 15 a 17 anos, vencedores nos seus municípios participarão da etapa estadual. “Estimamos que aproximadamente 570 alunos/atletas nas modalidades coletivas disputem a etapa estadual. Os vencedores seguirão para a etapa nacional, prevista para ocorrer entre 16 e 25 de novembro, em Brasília”, explicou Olivaldo Nunes.

Segundo o cronograma dos Jogos Escolares, no dia 6 de outubro será realizada a competição estadual na modalidade vôlei de praia, que é a única individual de 15 a 17 anos.

Atletas paralímpicos

As modalidades paralímpicas estão divididas em atletismo, natação, bocha e golbol, sendo esta última a única coletiva.

As etapas municipais paralímpicas já foram finalizadas. Até o momento já há 12 atletas paralímpicos (entre deficientes físicos, visuais e intelectuais) classificados na etapa estadual individual e prontos para seguir para a competição nacional. Na próxima semana, o último representante estadual na modalidade bocha será definido em uma competição prevista para ocorrer em 2 de setembro, no prédio da Universidade do Estado do Amapá (Ueap).

“A participação deste público contribui para o seu bem-estar e desenvolvimento, e reforça o compromisso do Estado com a inclusão social. Estamos agora na fase de treinamento dos já classificados e temos ótimas expectativas quanto ao desempenho deles na fase nacional”, concluiu Nunes.

A etapa nacional paralímpica ocorrerá de 21 a 25 de novembro em São Paulo.