A Associação Nova Escola divulgou a lista de professores amapaenses selecionados para atuarem como autores de conteúdos didáticos regionalizados, que serão destinados aos professores e estudantes de 1° ao 3° ano do ensino fundamental do Amapá.
Ao todo, 17 educadores foram escolhidos para trabalharem na elaboração desses cadernos, que compõem metodologias e atividades para serem desenvolvidas por professores e alunos dentro e fora da sala de aula. A criação desse material está alinhada de acordo com Referencial Curricular Amapaense, documento que segue a Base Nacional Comum Curricular e orienta o quê e quando ensinar para todas as escolas do estado.
O processo de seleção estava aberto desde abril de 2020 e foi realizado pela equipe da Associação Nova Escola. Os candidatos passaram por uma etapa de avaliações de projetos, divisão de práticas pedagógicas e entrevistas on-line. Na próxima etapa os educadores passarão pela formação, que deve orientar a como realizar as produções dos materiais.
Os professores selecionados correspondem aos componentes curriculares nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História.
Confira a lista de professores selecionados:
Shirlei Gibson Silva
Minelva Medeiros dos Reis
Tamila Carolini Trindade Tavares
Katiúscia Do Socorro Santos da Silva
Sandro Henrique Barbosa da Costa
Paulino Rocha Barbosa
Suelen dos Santos Barros
Adenilda Silva Soares
Maria Regina de Souza Cardoso
José Iderley Marinho Lima
Marta do Socorro Silva Nascimento Oliveira
Antonio Carlos Mota Ribeiro
Priscila Matos Souza da Costa
Ângela Maria dos Anjos Nascimento
Jackeline Samara
Bruno Rafael Machado Nascimento
Aline Maria Lopes Moura
O projeto é uma parceria entre a Associação Nova Escola, a Secretaria da Educação do Amapá (Seed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e tem o intuito de disponibilizar materiais alinhados à proposta curricular do Estado para atuarem na construção dos processos de ensino-aprendizagem dos estudantes amapaenses.
A Associação Nova Escola é um negócio social, autossustentável, que não possui cunho lucrativo, e atua na entrega de conteúdos, produtos e serviços para toda a jornada do educador brasileiro.