terça, 30 de abril de 2019 - 16:16h
Equipe amapaense de natação conquista 51 medalhas e bate recorde em Manaus
Delegação experimentou seu melhor desempenho dos últimos na competição; dois participantes são beneficiários do Bolsa Esporte, do Governo do Amapá.
Por: .Colaboradores: Elson Summer e Osvaldo Santos
Foto: Arquivo/Marcos Bandeira
O evento aconteceu no parque aquático do Clube do Trabalhador do Amazonas

A equipe amapaense juvenil de natação foi o grande destaque na 25ª edição do Troféu Leônidas Marques realizado em Manaus, no Amazonas, no último fim de semana. Composta por 22 atletas da categoria de 13 a 20 anos, o grupo trouxe na bagagem 51 medalhas entre ouro, prata e bronze. Dois deles são atletas beneficiários do Programa Bolsa Esporte, do Governo do Amapá, que patrocina atletas de alto rendimento das diversas modalidades olímpicas e paralímpicas.

O resultado é reflexo do trabalho realizado pela Federação Amapaense de Natação, com apoio do Estado. O destaque da competição foi Gabriel Bandeira, 14 anos, que conquistou sete ouros com dois recordes regionais nas provas individuais. Ele conquistou também prata e bronze nos revezamentos. Gabriel ainda teve uma conquista particular: faturou o troféu de melhor índice técnico da categoria Infantil 2.

Outro destaque do time amapaense foi Dominick Santos, 17 anos, que conquistou um ouro, duas pratas e um bronze. "O Amapá teve uma das melhores participações dos últimos anos nessa competição. Em 2017, por exemplo, a seleção amapaense conquistou apenas três medalhas. Este ano conquistamos 51 medalhas, mostrando, assim, uma evolução fenomenal", avaliou o técnico e chefe da delegação, Marcos Bandeira.

Os atletas amapaenses da natação já se preparam para mais um desafio, mas dessa vez com os garotos de 9 a 12 anos que estarão representando o Estado na Copa Norte/Nordeste, em Manaus, na segunda quinzena de maio.

Confira o quadro de medalhas dos atletas do Bolsa Esporte:

Dominick Santos

Provas individuais
1 ouro
2 pratas

Revezamentos
1 prata

Gabriel Bandeira

Provas individuais
7 ouros (2 recordes regionais)

Revezamentos
1 prata