quarta, 29 de janeiro de 2020 - 16:11h
Segurança Pública: investimentos equipam novas turmas de policiais no AP
Governo do Estado apresentou o crescimento no setor para os aprovados em concursos.
Foto: Marcelo Loureiro/GEA
Visita na Aifa apresentou investimentos voltados para a Segurança Pública

O governador do Amapá, Waldez Góes, apresentou nesta quarta-feira, 29, os investimentos que estão sendo feitos na Segurança Pública para as turmas do curso de formação dos aprovados nos concursos da Polícia Civil e Polícia Militar (PM/AP).

De acordo com Waldez Góes, a seleção dos novos servidores através da realização de concurso público faz parte desse pacote de investimentos para reforçar a segurança pública em todo o estado.

“Quando iniciaram os investimentos em obras, equipamentos e tecnologia, nós assumimos o compromisso de também investir em recursos humanos, e já estamos apresentando os resultados com a nomeação da primeira turma de policiais civis e militares, e agora concluindo mais turmas”, destacou o governador.

Convidado na visita, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, lembrou que esse é um investimento na área de Segurança Pública motivado por um momento de união política vivido pelo governo estadual e a bancada federal.

“Nenhum outro estado brasileiro realizou um investimento como esse para realização de obras, aquisição de equipamentos, tecnologia e recursos humanos que deverão trazer mais segurança para a população amapaense”, frisou Alcolumbre.

Somando os valores do Governo, de emendas parlamentares, do fundo de segurança e do fundo penitenciário, o Amapá está aplicando um investimento de aproximadamente R$ 180 milhões para aquisição de viaturas, armamento, tecnologia e obras.

• Emenda de Bancada: R$ 48.300.332,54
  • Emendas individuais: R$ 42.544.321,89
  • Governo Federal (Depen/ Funpen/ Senasp): R$ 58.633.529,84
  • Governo do Estado do Amapá (Contrapartida / BNDES): R$ 30.171.144,46
  • Total: R$ 179.649.238,73

VEJA TAMBÉM: Reforço! Obras da Segurança Pública avançam e há previsão de entrega para 2020

Polícia Civil

Os 104 aprovados na 2ª turma para os cargos de agente, oficial e delegado da Polícia Civil do Amapá concluíram o curso de formação no domingo, 26. Ao todo são 13 delegados, 22 oficiais e 69 agentes que deverão ser distribuídos em todo o estado.

Além dos investimentos em veículos, armamento e tecnologia, os novos profissionais também terão a oportunidade de atuar em quatro novos importantes complexos que estão sendo construídos pelo Governo do Amapá:

• Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) da Zona Norte (Macapaba)
  • Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) da Zona Oeste (Duca Serra)
  • Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Santana
  • Delegacia Especializada de Investigação de Atos Infracionais (Deiai) de Santana

Polícia Militar

A Policia Militar terá o reforço de 281 novos soldados que concluem o curso de formação no próximo dia 14 de fevereiro. Os novos servidores também deverão reforçar os quarteis da corporação.

A PM também está recebendo investimentos para reequipamento com a aquisição de viaturas, armas e tecnologia. Além disso, estão sendo realizadas importantes obras para a atuação dos militares:

• Nova sede do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (Duca Serra)
  • Unidade de Polícia Comunitária do Macapaba (2º BPM)
  • Quartel da Polícia Militar no Perpétuo Socorro (6º Batalhão)
  • Quartel da Polícia Militar em Santana (4º BPM)
  • Quartel do Batalhão Ambiental (Fazendinha)
  • Quartel da Polícia Militar em Macapá (1º BPM)