Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 25 de agosto de 2017 - 14:00h
Concursos da Segurança Pública seguem normalmente no Amapá
Segundo secretária de Administração, conduta inadequada de fiscais após aplicação do teste não comprometeu o certame da PM
Por:

O Governo do Amapá confirmou nesta sexta-feira, 25, que todos os concursos públicos para o setor de Segurança Pública prosseguem normalmente. A informação foi anunciada pela secretária de Estado da Administração, Suelem Amoras, durante entrevista coletiva para a imprensa.

No último dia 21, após a realização da prova objetiva do concurso para soldado da Polícia Militar (PM), uma foto do caderno de questões foi compartilhada nas redes sociais e provocou suspeita de vazamento do teste.

Segundo a secretária, investigações da Polícia Civil, com a colaboração da Fundação Carlos Chagas (FCC) – empresa contratada para a realização das provas – descartaram que as questões tenham sido divulgadas antes da aplicação.


De acordo com o delegado da Polícia Civil do Amapá, Nixon Kennedy, responsável pelo caso, a apuração identificou dois fiscais como os responsáveis pela produção e divulgação da imagem. A foto, aponta a investigação, foi feita do celular de um deles após encerrado o horário de aplicação das provas. Os aparelhos telefônicos dos ficais estão aprendidos e passaram por perícia.


Segundo o delegado, em depoimento, ambos confessaram a autoria do crime. Eles serão indiciados na forma qualificada do Art. 311 do Código Penal – quando “o agente comete o crime no exercício da função pública”.


Kennedy também esclareceu que o candidato cujo nome aparece na foto do caderno de questões disseminada na internet não esteve presente no local determinado para sua realização da prova – que era a Universidade Federal do Amapá (Unifap). O delegado também destacou que as investigações não apontaram qualquer envolvimento do candidato com o ocorrido.


A secretária de Administração ressaltou que o governo não se pronunciou anteriormente sobre o ocorrido para preservar as investigações. Ela também enfatizou os esforços desde o dia do ocorrido para apurar de forma rápida os fatos.


“A Polícia Civil e a Sead montaram uma força-tarefa para dar mais celeridade na elucidação dos fatos. Com todos os elementos levantados, chegamos à conclusão de que este fato isolado não compromete a lisura do processo. Portanto, o concurso da PM, assim como todos outros que estão sendo realizados pela FCC, prosseguem normalmente, com as mesmas datas”, afirmou Suelem Amoras.


O representante da FCC, Fernando Peixoto, declarou que a entidade vai adotar procedimentos de segurança para que o fato não ocorra em outros certames.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá