Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 28 de agosto de 2020 - 21:40h
Concurso Fcria: aprovados concluem última fase do certame
A posse dos novos profissionais deve ocorrer em 2020. Ao todo 60 candidatos concluíram o curso.
Por:
Foto: José Baía
O encerramento aconteceu nesta sexta-feira, 28, no auditório da Fcria.

Após a formação teórica da última fase do concurso da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), que ocorreu totalmente online e organizada pela Escola de Administração Pública do Amapá, os aprovados passaram por uma preparação prática. O encerramento aconteceu nesta sexta-feira, 28, no auditório da Fcria, com palestras e entrega de Equipamento de Proteção Individual (EPIs).

Tendo cumprido todas as etapas, 60 candidatos concluíram o curso. Na última etapa preparatória eles receberam treinamento de defesa pessoal, primeiros socorros e conheceram as unidades socioeducativas da fundação, tendo ainda uma visita monitorada ao ambiente em que irão exercer suas funções – considerando o mínimo de contato com os internos. Em todas as atividades sempre respeitando todas as medidas de prevenção à covid-19, como o uso obrigatório de luva, máscara, álcool em gel e aferição de temperatura.

As aulas aconteceram na Plataforma de Ensino à distância, criada especialmente para essa finalidade, uma alternativa para garantir que as aulas fossem realizadas mesmo neste período de pandemia, respeitando as medidas restritivas necessárias, uma superação das dificuldades.

A concursada Andréia Alves estava ansiosa por esse momento e destacou o sentimento de valorização profissional pois, mesmo com o período de quarentena, a comissão do concurso agilizou para que todas as fases fossem realizadas com segurança e tempo hábil.

“Há dois anos estou na expectativa de ser chamada e agora minha meta é ter conhecimento e autoridade para exercer minha função dentro da socioeducação, pois é isso que a sociedade espera de mim”, afirmou.

Para a diretora da Fcria, Andreza Melo, todo o processo do concurso foi desafiador, em especial nas fases que foram realizadas durante a quarentena.

“A Fundação está passando por uma grande reestruturação administrativa, reforma e entrega de novas unidades, com os novos profissionais e tantas outros eventos que contribuem para a melhoria do nosso sistema socieducativo”, explicou a diretora.

A grande maioria dos 60 aprovados será lotada no Centro Socioeducativo de Internação Masculina (Cesein), e o restante será distribuída nas demais unidades administradas pela Fcria: Abrigo Casa Lar Ciã Katuá; Núcleo de Medida Cautelar (CIP); Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Feminina (Cifem); Núcleo de Medida Socioeducativa de Semiliberdade.

Medida de segurança

Com os riscos de infecção pelo novo coronavírus, a maioria dos internos foi liberada pela justiça para cumprir medida domiciliar, como forma de evitar risco de contágio. Estão nas unidades apenas os casos excepcionais que não puderam ser abrigados pelas suas respectivas famílias. 

Fases

O concurso público da Fcria foi iniciado no ano de 2018 e em 2019 ocorreram as fases documental, médica, teste psicológico, de aptidão física (TAF) e fase preparatória teórica, que foi realizada de forma online pela Eap, e prática com curso de primeiros socorros, defesa pessoal. A próxima etapa é a posse dos novos profissionais com data ainda a ser definida.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá