sexta, 28 de julho de 2017 - 00:16h
Festa de São Tiago das Crianças: Tradição e fé, ensinamentos para as futuras gerações
Festividade religiosa das crianças segue o mesmo contexto dos eventos encenados pelos adultos.
Por: Weverton Façanha
Foto: Marcelo Loureiro
Como parte do enredo, crianças visitam as casas dos moradores para entregar os presentes

A Festa de São Tiago não encerra no dia 25, dia do santo. O evento vai além do que muitas pessoas imaginam; depois dos eventos mais badalados é a vez das crianças fazerem parte dos festejos. Nos dias 27 e 28, todo o ritual da batalha entre mouros e cristãos se repete, mas desta vez encenado pelos futuros realizadores do evento: crianças e adolescentes.

Na quinta-feira 27, iniciou a festividade de São Tiago das crianças. Os eventos são os mesmos interpretados pelos adultos nos dias 24 e 25. O primeiro capítulo da odisseia é a “Entrega dos Presentes”, a única mudanças são os locais, ou seja, no eventos das crianças são outras residências visitadas, mas o encerramento acontece no mesmo local, na casa do prefeito do município.

Para os personagens, as emoções são as mesmas, apesar da pouca idade. “É uma grande emoção participar dessa festa e mais feliz ficamos quando temos a responsabilidade de representar o maior símbolo da festa, que é São Tiago”, declarou o jovem Lorran Inácio, 12 anos, que representa São Tiago, na festa das crianças.

Outro personagem importante da festa é São Jorge, que este ano é representado pelo estudante Carlos Henrique, 13, que durante a encenação da entrega dos presentes, estava emocionado com o papel. “Sempre quis participar da festa interpretando um dos personagens importantes e felizmente, esse ano, consegui”, falou em tom de emoção.

Para o enfermeiro Tiago Ribamar, 44, que tem um filho participando da festa das crianças, o momento é ímpar e o objetivo do envolvimento das crianças na programação oficial é ensinar às gerações futuras o valor da cultura e religiosidade da Festa de São Tiago.

“É muito importante ensinarmos aos nossos filhos os valores dessa festa, aprendi isso com meu pai, hoje estou passando para o meu filho e isso vai garantir que essa tradição se prolongue por muitas gerações”, Ribamar.

Após a entrega dos presentes, acontece o Baile das Máscaras, no barraco de São Tiago, seguindo o mesmo contexto do baile dos adultos, onde somente homens com máscaras podem entrar no local da festa.

A programação da Festa de São Tiago das Crianças prossegue nesta sexta-feira, 28, com a missa e o círio, pela manhã. Ao meio-dia tem a passagem do “Bobo Velho” e às 16h terá início a batalha entre mouros e cristãos. À noite, um baile com shows artísticos, no barraco de São Tiago, encerra a festividade.

240ª Festa de São Tiago

A Festa de São Tiago é uma tradição trazida da África pelas famílias de colonos portugueses, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses (cristãos) e muçulmanos (mouros).

Realizado desde 1777, na Vila de Mazagão Velho, o evento consiste na encenação de um espetáculo de fé, que conta a história do guerreiro Tiago, soldado anônimo que lutou ao lado do povo de Cristo, ajudando a vencer as grandes batalhas contra os mouros.

A festividade em homenagem a São Tiago mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto. É realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Estado do Amapá e Prefeitura de Mazagão.