segunda, 28 de maio de 2018 - 18:00h
Governo reforça ações de monitoramento para atenção básica de saúde nos municípios
Encontro reúne autoridades federais, estaduais e municipais para reformular algumas ações da política de atenção básica em saúde que beneficiam a população.
Foto: André Rodrigues
Encontro encerra nesta terça-feira, 29, com uma série de atividades voltadas à melhoria da atenção básica

O Governo do Amapá participa do Encontro Estadual para Fortalecimento da atenção Básica à saúde, com o objetivo de monitorar, prestar apoio institucional aos municípios do Estado e propor novas estratégias para reformular diretrizes da Política de Atenção Básica, que acarretarão em melhorias no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), ofertados à população.

A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda feira, 28, no auditório do Ceta Ecotel, em Fazendinha, e contou com autoridades estaduais, municipais e do Ministério da Saúde (MS). Na ocasião, o diretor do Departamento de Atenção Básica do MS, João Salame, destacou a importância do Brasil ser o único país no mundo com um sistema de saúde pública, universal, integral e gratuita.

"Neste novo plano de política de atenção básica, tivemos algumas mudanças, como por exemplo, o número de agentes de saúde por território, que mudará de acordo com a necessidade socioeconômica de cada município, para que, assim, seja dada uma assistência de qualidade para a população, além disso, outros pontos dessa política ainda estão sendo colocados em questão", afirma Salame.

Segundo coordenador geral do Ministério da Saúde no Amapá, Roberto Bauer, é de estrema importância que o Estado esteja junto aos municípios para coordenar as ações que são feitas na atenção básica de saúde, para que os problemas sejam detectados e resolvidos com eficácia.

"Aqui, vamos tratar das prevenções e estabelecer metas para que os problemas sejam amenizados, e assim, haja melhorias e avanços na área da saúde que possam contribuir na qualidade e excelência do serviço prestado para a população", ressalta Bauer.

O Amapá é o 15° Estado brasileiro a realizar o encontro estadual para fortalecimento da atenção básica, que encerrará nesta terça feira, 29, após uma série de atividades como mesa redonda, oficinas, palestras e debates voltados para a expansão e desenvolvimento ao acesso da atenção básica de qualidade.