sexta, 28 de fevereiro de 2020 - 12:15h
Programa Criança Alfabetizada: governo capacita formadores dos 16 municípios amapaenses
É a primeira formação dos 32 profissionais da educação que estão dedicados exclusivamente ao programa. Este é o primeiro ciclo formativo de 2020.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Participantes estudam a temática

Iniciou na quinta-feira, 27, e segue até esta sexta-feira, 28, o 1º Encontro Formativo para formadores do Programa Criança Alfabetizada. A capacitação aos 32 profissionais da educação, que foram selecionados no edital para bolsistas, está sendo ministrada pela Associação Bem Comum, parceira do programa, no auditório da Escola Estadual Jesus de Nazaré, em Macapá.

Este é o primeiro ciclo formativo de 2020, de um total de quatro que ocorrerão ao longo do ano. Com a temática “Alfabetização e Letramento - Práticas de Leitura, Escrita, Oralidade e Análise Linguística Semiótica”, o encontro tem carga horária de 16 horas presenciais e reúne formadores dos 16 municípios.

“Vamos dar partida a uma nova história no Amapá, para que nenhuma criança fique sem ter acesso a uma alfabetização em nível desejado. Queremos um processo de alfabetização que todas as crianças aprendam a ler e a escrever, bem como utilizar esse conhecimento na vida social”, destacou Maria Carlú Vasconcelos, consultora da Associação Bem Comum.

Elda Vieira é professora do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ela se inscreveu para ser formadora do Criança Alfabetizada por buscar somar mais com a educação e mudar os resultados amapaenses baixos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os resultados educacionais do Amapá são preocupantes. Queremos fazer a diferença e mudar essa realidade”, pontuou a formadora.

O objetivo é fortalecer o conhecimento técnico-pedagógico desses formadores, que estão em dedicação exclusiva ao Programa Criança Alfabetizada, para que possam auxiliar os professores de alfabetização – 1º e 2º ano do ensino fundamental – das escolas públicas à prática docente.

“Todos os municípios foram contemplados com formadores que, inclusive, receberão uma bolsa de incentivo. A estratégia é fortalecer o aperfeiçoamento técnico-pedagógico desses profissionais, permitindo uma rotina didática eficiente em suas localidades”, destacou a secretária de Educação, Goreth Sousa.

Programa Criança Alfabetizada

Lançado pelo Governo do Amapá, o Programa Criança Alfabetizada objetiva melhorar a qualidade do ensino básico e dos resultados de aprendizagem dos estudantes, trabalhando em regime de colaboração com as prefeituras.

O programa tem como parceiros a Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, que auxiliam em consultorias técnicas a educação amapaense para melhorar os resultados de aprendizagem de suas escolas.

Além disso, o projeto prevê ampliação de repasses para a educação nos 16 municípios, além de premiação às redes municipais de ensino e bolsa de incentivo para formadores do programa.

Créditos:

Erich Macias