Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 27 de novembro de 2019 - 11:21h
Nadador paralímpico de projeto social da PM conquista medalhas de ouro e prata
Cauã Felipe de Souza representou o Amapá nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo. Atleta começou a nadar no Programa “Peixinhos Voadores”.
Por:
Foto: Netto Lacerda
Atleta paralímpico Cauã Felipe trouxe para casa quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata

Garra e dedicação. Essas são as qualidades do atleta amapaense de natação Cauã Felipe Farias de Souza, 16 anos, que conquistou quatro medalhas, sendo três de ouro e uma de prata, nas Paralimpíadas Escolares 2019, em São Paulo.

A síndrome de nanismo não impediu o jovem atleta de conquistar o tão sonhado lugar no pódio e visitar cidades do Brasil que sempre quis conhecer. Tudo através da experiência de superação que o esporte proporciona.

Cauã aprendeu a nadar no Projeto “Peixinhos Voadores”, desenvolvido pela Polícia Militar do Amapá (PM), do qual participa há 10 anos. Ele representou a Escola Estadual Antônio Castro Monteiro, localizada na zona sul de Macapá.

“Natação é tudo para mim. Faz parte da minha vida. Quando entrei no esporte não imaginava que ia conquistar tudo o que consegui. Eu nem sabia nadar, mas ao receber as minhas primeiras medalhas, tudo mudou”, disse o atleta.

Cauã fez parte da delegação amapaense composta por 18 atletas que trouxeram 25 medalhas para o estado. A disputa aconteceu de 18 a 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo (SP).

Na segunda-feira, 25, o Governo do Amapá preparou uma recepção calorosa para a equipe paralímpica, como também para a delegação amapaense dos Jogos Escolares da Juventude. A cerimônia ocorreu no Complexo Olímpico Milton de Souza Corrêa.

Orgulhosa do filho campeão, a técnica de enfermagem Clara Regina Farias, 47 anos, conta que apresentou a natação para Cauã por questões médicas. Hoje, a família toda comemora os frutos da vitória do atleta paralímpico.

“Há 10 anos a pediatra do Cauã orientou, devido à síndrome de nanismo, a prática de natação para que ele se desenvolvesse mais. Depois de 3 meses no projeto ele se tornou um destaque. Só orgulho. O esporte é a paixão dele”, falou, emocionada.

O comandante da PM, coronel Paulo Matias, comemora os resultados dos projetos esportivos desenvolvidos pela corporação, que inclui luta, futsal e atletismo. Para ele, o Peixinhos Voadores descobre talentos desde o primeiro ano de trabalho.

“Todos os nossos projetos representam o trabalho preventivo da PM. Ao todo, estamos atendendo atualmente cerca de 10 mil crianças e adolescentes, que são os futuros adultos e não darão trabalho para a polícia”, destacou o comandante.

Peixinhos Voadores

Fundado em 19 de abril de 2002, o projeto ganhou o nome em homenagem ao idealizador Sebastião Mota, que ficou conhecido como “Peixe Voador” por ter se tornado destaque em competições nacionais e internacionais de natação.

Como nadador e militar da aeronáutica, Mota passa os ensinamentos que aprendeu na carreira esportiva. Mais de 16 mil crianças e jovens participaram, ao longo dos 17 anos, do Peixinhos Voadores no Amapá.

Além desse público, o projeto atende também pessoas com deficiência por meio da ação “Arte da vida é a superação”. O trabalho é desenvolvido em Macapá, Santana, Mazagão e Laranjal do Jari.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Netto Lacerda

José Baia

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá