Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 28 de julho de 2020 - 18:07h
Com ampliação da estrutura de Saúde no Amapá, Sesa inicia planejamento de compras e contratações para 2021
Profissionais de setores estratégicos serão qualificados para definir as aquisições e contratações necessárias.
Por:
Foto: André Rodrigues
Profissionais de setores estratégicos das Sesa serão qualificados para construção do plano anual de compras e contratações para 2021.

Com a pandemia do novo coronavírus houve um crescimento no número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI); de equipamentos hospitalares; e de profissionais nas unidades de saúde do Estado, que ampliaram a rede de assistência à Saúde do Amapá, trazendo a necessidade de reprogramar aquisições de materiais e redefinir contratações de serviços para 2021.

Diante disso, equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) iniciaram uma série de capacitações para auxiliar nas questões orçamentárias da construção do Plano Anual de Compras e Contratações para 2021, bem como o encerramento do exercício 2020.

As qualificações acontecem nos meses de julho e agosto e irão capacitar os profissionais para a elaboração de termos de referência, projetos básicos, e, posteriormente, para o acompanhamento da execução, controle e fiscalização de contratos.

O objetivo é que os setores estejam alinhados para que cada uma das etapas do processo aconteça de forma rápida. É isso que vai definir, por exemplo, a compra de medicamentos, correlatos e insumos, além do fornecimento de alimentação, rouparia e lavandeira hospitalar. Itens necessários para o funcionamento da rede estadual de saúde.

Retomada

As equipes também darão início a reorganização assistencial para a retomada das cirurgias eletivas e dos atendimentos ambulatoriais.

Segundo o secretário de saúde, Juan Mendes, com um controle maior da pandemia é hora de retomar as ações regulares da Sesa e definir planejamentos.

"Continuamos atentos ao enfrentamento à covid-19. Estamos em um momento de organizar e retomar o planejamento das ações regulares da Sesa para concluir o exercício de 2020 e entrarmos em 2021 com as atividades definidas para garantir a assistência da população", ressaltou o secretário.

Juan ainda destacou que o novo cenário, com uma estrutura mais ampla de assistência à saúde, exige novos investimentos.

"É dentro deste contexto que o trabalho será elaborado, pois há necessidade de reforçar a capacidade de atendimento das unidades e com isso programar compras e serviços contratados", pontuou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá